Mais Lidas

Setembro amarelo, vermelho e preto: torcedor supera a depressão como 'sósia' de Muralha

Fantasiado de Muralha, Daniel Santos virou marca registrada no Maracanã

Por Yuri Eiras

Daniel 'Muralha'
Daniel 'Muralha' -
Rio - Nenhum jogador de futebol é uma muralha. Atletas são seres humanos, transformados em heróis e vilões pela exagerada paixão pelo jogo. Há dois anos, Alex Muralha, então goleiro do Flamengo, passou pela pior fase de sua carreira na decisão por pênaltis da final da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro. Ele foi mal em todas as cobranças, passou a falhar constantemente e acabou execrado pela torcida e imprensa. Talvez ele não saiba, mas mesmo à distância, seu momento de fraqueza deu forças para que Daniel Santos superasse o pior momento de sua vida.

Daniel é o torcedor que costuma ir ao Maracanã como 'sósia' de Muralha: cabelo moicano, barba grande e uniforme azul de goleiro do Flamengo. A graça, componente marcante na torcida rubro-negra, começou no fim de 2017, quando Muralha já estava perto do adeus ao Flamengo - ele seria emprestado para o Albirex Niigata, do Japão.

"Passei a imitar o Muralha quando deixei cabelo e barba crescerem. Tinha uma barraquinha de pão de queijo e a galera gostava do jeito. Botei na cabeça que ia virar o Muralha da Baixada Fluminense", conta. Mas Daniel Santos não é feito de pedras, como muralhas. As costas pesaram após a morte de sua mãe. "Ela adoeceu e foi parar no hospital. Em fevereiro de 2018, faleceu. Isso acabou comigo. Pensei em desistir", confessa.

"Certo dia peguei umas luvas, coloquei shorts, meiões, chuteiras e fui para o Carnaval. Aquilo me fez muito bem. Acho que foi isso que me fez superar a depressão de perder uma mãe muito nova, ficar perdido no mundo. Essa coisa do Muralha na minha vida foi sensacional. Pude não deixar a depressão me pegar. Brincavam, xingavam, mas aquilo me fazia bem; caí no choro, claro, mas os três dias de Carnaval me ajudaram bastante. Vi que poderia fazer muitas pessoas sorrirem".
Daniel 'Muralha' - ARQUIVO PESSOAL

Sonho de conhecer o ídolo

Depois de todo inverno há uma primavera e um setembro amarelo. Muralha Sósia virou ícone das arquibancadas do Flamengo, fez amigos - tem até o 'time dos sósias' - e ganhou milhares de seguidores nas redes sociais, inclusive famosos, como David Brazil. O Muralha original também está bem: voltou ao Brasil e é titular absoluto do Coritiba, sexto colocado na Série B do Campeonato Brasileiro.

"Fui muito corajoso para entrar assim no Maracanã, claro", brinca Daniel. "O que ele passou em campo, eu passei na arquibancada. Mas, ganhei a galera. Todos passaram a gostar de mim. Agradeço muito à torcida. Nessa minha jornada, meu sonho é conhecer o Muralha".
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Daniel 'Muralha' ARQUIVO PESSOAL
Daniel 'Muralha' ARQUIVO PESSOAL

Comentários