Mateusão em ação com a camisa da seleção brasileira - Divulgação
Mateusão em ação com a camisa da seleção brasileiraDivulgação
Por Venê Casagrande
A posição de centroavante pode se tornar dor de cabeça para o time profissional do Flamengo, caso Gabigol não acerte a permanência. Mas para o futuro o Rubro-Negro pode ter um reforço caseiro. Trata-se de Mateusão que, apesar de ter 15 anos, já ostenta uma participação no time sub-17 e está sendo lapidado pela diretoria da categoria de base para render bons frutos.
Por conta do por físico, da altura (1,83m) e do faro de gols, Mateusão já está sendo chamado de 'Imperador do Ninho' por algumas pessoas. O atacante chegou ao Flamengo em abril deste ano e, durante esses sete meses, já balançou as redes em 15 oportunidades, sendo 14 pelo Sub-15 e um pelo Sub-16. Neste mês, a jovem promessa está a serviço da seleção brasileira sub-15 e disputa o campeonato sul-americano da categoria. 
Publicidade
Além do bom desempenho dentro de campo, Mateusão conta com suporte de craque fora das quatro linhas. O atacante é agenciado pela TFM Agency, empresa que toma conta da carreira de outras promessas crias do Flamengo, como Vinicius Junior, Lincoln e Lázaro. Os empresários do atleta e a diretoria têm tomado cuidado para que o sucesso mexa com a jovem promessa e o deixe sem foco.
Mateusão durante cobrança de falta, uma das suas virtudes - Arquivo Pessoal
Publicidade
Situação contratual:
Mateusão chegou ao Flamengo indicado por Dênis Ricardo, atual empresário do atacante Bruno Henrique, após se destacar com a camisa do América-MG. Por ter 15 anos, o jogador só poderá assinar contrato de categoria profissional em 2020, quando completar 16 anos. 
Publicidade
Para contratar Mateusão, o Flamengo e o Coelho firmaram o seguinte acordo: os direitos econômicos serão divididos entre os clubes (cada um ficará com 50%). Na ocasião, Paulo Bracks, então diretor da base da equipe de Minas e atualmente na gestão do profissional, falou sobre a transferência da jovem promessa ao Rubro-Negro.
"O América acredita que a negociação é excelente para o clube e para o atleta. O Mateusão tem tudo para desenvolver cada vez mais seu potencial em uma escola que é vista mundialmente. O Flamengo é uma porta grande de saída para o mercado externo, vide as últimas negociações com atletas de base, como Jorge, Vinícius Jr. e Paquetá, entre outros. E o América mantém 50% dos direitos do atleta em transferências futuras. Em 2020, o atleta assinaria seu primeiro contrato profissional e entendemos que agora era o melhor momento para concretizar essa transferência."