Rodolfo Landim - Severino Silva/Agencia O Dia
Rodolfo LandimSeverino Silva/Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - Os gritos de "time assassino" proferidos pela torcida do Fluminense contra o Flamengo, no clássico da última quarta-feira, podem ir parar na justiça. De acordo com o "UOL", o Rubro-Negro cogita notificar a equipe tricolor judicialmente por conta do ocorrido.
Caso o clube da Gávea formalizar a ação, o caso iria para o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD) e a procuradoria-geral decidiria pelo julgamento ou não. A ação pode ser enquadrada no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala em desordem na praça de desporto.
Publicidade
Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira, o Fluminense classificou os gritos como "excessivos" e fez questão de receber que manifestou apoio ao Flamengo na época da tragédia no Ninho do Urubu.
Veja o comunicado na íntegra:
Publicidade
O Fluminense Football Club manifestou desde o primeiro momento sua solidariedade com as vítimas da tragédia ocorrida no Ninho do Urubu. Portanto, não pode deixar de registrar a inadequação da manifestação de parte de sua torcida ontem, no Fla-Flu, pois soou excessiva ao chamar o Flamengo de time de assassinos.
O fato do clube da Gávea ainda não ter resolvido a questão com todas as famílias, o que não deve ser avaliado por nós, mas sim pelos órgãos competentes, não nos dá o direito de manifestações ofensivas neste sentido, até mesmo porque temos a certeza de que independentemente da responsabilização da instituição na esfera legal, não houve qualquer conduta intencional no triste incidente ocorrido.

Aliás temos a certeza de que não só as famílias sofrem com o que ocorreu. O clube sofre, os funcionários sofrem e os dirigentes também. Seremos sempre solidários.

O fortalecimento do futebol brasileiro passa pelo entendimento de que a paixão verdadeira, embora inevitavelmente distanciada da estrita racionalidade, não pode naturalizar a ofensa como forma de manifestação.

Mas, sem abrir mão do pedido de desculpas em nome de sua torcida, o Fluminense aproveita o fato para fazer um apelo de que cessem atitudes semelhantes por parte de todas as torcidas.

Sem nos estendermos, devemos lembrar casos passados e que não envolveram o Fluminense. Lembrar também de casos atuais. Em jogo recente contra o Flamengo, parte da torcida do Vasco entoou o mesmo cântico repetido ontem por parte da nossa torcida e não vimos qualquer repercussão ou cobrança da opinião pública e das mídias esportivas sobre o fato. Em síntese, não aceitamos que o Fluminense seja mais uma vez rotulado num caso onde todas as torcidas, sem exceção, estão envolvidas. Sem falar no racismo, na homofobia ou no insulto à honra que são costumeiros nos estádios por todo o mundo.

O futebol vive da paixão, mas assim como na vida, não pode se deixar capturar por ela de forma a justificar todo o tipo de atitude inadequada.

Por fim, após relembrar que casos como o de ontem são corriqueiros em todas a torcidas, rogamos para que os olhos e ouvidos da opinião pública e especialmente da imprensa esportiva, estejam sempre abertos e atentos a este tipo de conduta que envolva todo e qualquer clube de futebol.