De academia em casa a uso de aplicativo: veja detalhes do planejamento do Flamengo para manter a forma física dos atletas

Por conta da pandemia do coronavírus, clube ainda não sabe quando retomará as atividades

Por Venê Casagrande

Bruno Henrique, assim como outros jogadores do Flamengo, tem mantido a forma em casa
Bruno Henrique, assim como outros jogadores do Flamengo, tem mantido a forma em casa -
Rio - Por conta da pandemia do novo coronavírus, o futebol brasileiro está parado por tempo indeterminado, e o Flamengo antecipará as férias aos seus jogadores até o dia 21 de abril. Durante esse período em que os atletas ficarão de quarentena, a comissão técnica realizou uma força-tarefa para fazer com que o elenco profissional mantenha a rotina de treino no período de confinamento.

O planejamento do Flamengo passou por três etapas: o preparador físico português Mário Monteiro elaborou os planos de treinamento individualizado para os jogadores, o chefe do departamento médico Márcio Tannure planejou os planos médicos e o preparador físico permanente do clube Roberto Oliveira foi o responsável pelas entregas dos materiais nas residências dos atletas. Os três se reuniram durante a semana, através de videoconferência, para traçar as estratégias.

Para monitorar os treinamentos dos jogadores, o Flamengo contará com a ajuda de um aplicativo chamado "CoachID" que funciona da seguinte forma: os atletas serão cadastrados na plataforma, através de e-mail pessoal, para que tenham acesso aos conteúdos disponibilizados pelos profissionais do Rubro-Negro. Os planos serão alterados de acordo com a rotina do respectivo atleta.

Os jogadores que contam com profissionais físicos particulares também seguirão o plano de exercícios elaborados pela comissão técnica do Flamengo. O responsável pelo monitoramento diário das atividades físicas (e cargas aplicadas) será Márcio Sampaio, outro preparador físico do clube que viajará para Portugal com o técnico Jorge Jesus nesta segunda-feira.

Vale ressaltar que os profissionais responsáveis pela preparação física do elenco têm um grupo no Whatsapp para manter contato diário durante o período de quarentena. Internamente, a metodologia de trabalho foi bem aceito pelos atletas, que fizeram questão de procurar os preparadores físicos para terem direito à "academia em casa", montada por Roberto Oliveira.

O Flamengo divulgou a lista de materiais do clube que os jogadores irão utilizar durante a quarentena. Veja abaixo:

- Bicicleta
- Colchonete
- Mini band
- Kettlebell
- TRX
- Banco
- Halteres
- Anilhas
- Barra

Comentários