Gabigol  - Divulgação/Flamengo
Gabigol Divulgação/Flamengo
Por Venê Casagrande
Rio - Durante a paralisação do futebol brasileiro, o Flamengo manteve a hegemonia no Brasil e foi pioneiro em diversas ações no combate à Covid-19, com direito a clubes e instituições consultando o departamento médico rubro-negro para seguir os procedimentos adotados pelos cariocas. Na prática, os métodos deram certo, e o clube está perto de finalizar a terceira semana sem jogadores infectados pelo novo coronavírus, o que mostra a efetividade da bolha de segurança criada no dia a dia.

A preocupação do Flamengo com o elenco e profissionais envolvidos na rotina do Ninho do Urubu vai além dos portões do CT. Toda semana, geralmente na segunda-feira, os atletas recebem uma máscara de pano licenciada para que possam utilizar. Além disso, desde a última quarta-feira, as respectivas esposas, namoradas e mães de cada jogador também começaram a ganhar o produto para que a proteção também seja aplicada nos parentes e, com isso, diminuir o risco de contágio da Covid-19.

Os atletas fazem dois testes para Covid-19 durante a semana. Na sexta-feira, os jogadores são submetidos ao exame RT-PCR, que demora 72h para ter a resposta, e, na segunda-feira, o de sorologia, com o resultado em dez minutos. Por conta disso, o Flamengo divulga os resultados às segundas. Um questionário, com cerca de quinze perguntas, também é feito. Dependendo da resposta, o acesso não é permitido e o atleta retorna para casa. A máquina importada de Portugal para medir a temperatura corporal do indivíduo chega na próxima semana, o que vai aumentar ainda mais a segurança no local.

Outro destaque é que, nesta sexta-feira, além dos testes RT-PCR, os atletas do elenco e os profissionais da comissão técnica também tomaram vacina contra gripe no Centro de Treinamento Ninho do Urubu. Mais um cuidado que o Flamengo está tendo com as pessoas envolvidas nas atividades.

O que tem sido destacado no dia a dia é o entrosamento entre os profissionais da preparação física com a equipe do departamento médico. A preparação física, comandada pelo português Mário Monteiro, que faz parte da comissão de Jorge Jesus, tem se entendido bastante com Márcio Tannure, chefe do departamento médico. A tabelinha tem rendido elogios por parte da cúpula rubro-negra.

Mário Monteiro participou de videoconferência da Conmebol para falar sobre a aplicação de treinos físicos diante da nova realidade do esporte e rígidos protocolos médicos. No debate, o profissional destacou, mais de uma vez, a estrutura que encontrou no CT Ninho do Urubu e a capacidade dos profissionais que já estavam no clube antes da sua chegada, em junho de 2019.

Embora estejam há quase um ano no Flamengo, os portugueses (juntamente com Jorge Jesus) não cansam de elogiar a estrutura do Rubro-Negro. Há relatos que costumam dizer que "em lugar nenhum do mundo é igual", conta uma fonte ouvida pela reportagem. Vale ressaltar que o Ninho do Urubu conta com cinco campos, dois módulos e dois hotéis, o que permite distanciamento dos grupos dos jogadores nos treinamentos durante esse período de vigência dos protocolos médicos nas últimas três semanas.

PREVENÇÃO DE LESÃO:

Os atletas têm feito muitos trabalhos de fortalecimento muscular e de prevenção de lesões. Como não está tendo jogos oficiais, o departamento médico não tem a necessidade de realizar muitas atividades regenerativas, com foco em recuperação. Os profissionais, portanto, focam em manutenção física, prevenção e fortalecimento muscular.

Durante a semana, alguns atletas como Rodrigo Caio e César apresentaram fadiga, foram poupados de treinamentos no campo e ficaram fazendo trabalho interno com os fisioterapeutas. Os dois foram substituídos em seus respectivos grupos por outros jogadores da posição (Dantas e Hugo Souza).