Por pedro.logato

Rio - O entrosamento de Fred com a garotada é evidente no dia a dia nas Laranjeiras. Apesar da admiração e do respeito adquiridos, o capitão tricolor não é o único bom exemplo a ser seguido pelos mais jovens no Fluminense. Com referências como Diego Cavalieri (30 anos), Edinho (30), Deco (35) e Felipe (35), o técnico Vanderlei Luxemburgo prevê um time encorpado, mas rejuvenescido com promessas como Igor Julião (19), Willian (20) e Samuel (22). É apostando na mescla que o grupo se prepara para receber o Goiás, nesta quarta, às 21h50, no Maracanã, pela Copa do Brasil.

Flu vai com equipe mesclada com jovens e experientes contra o GoiásCarlos Moraes / Agência O Dia

“Veteranos são sempre importantes. São eles que carregam a responsabilidade. É o caso de Felipe, Fred, Deco... Eles são responsáveis por segurar a barra. Jogar para a garotada é covardia. São os veteranos que sustentam o trabalho para os mais jovens, que dão o suporte. É importante essa mescla entre meninos e veteranos”, disse Luxa.

Diferentemente do antecessor Abel Braga, o novo comandante tricolor tem dado maior atenção às promessas de Xerém. Em seis partidas, Luxemburgo já testou seis jogadores promovidos este ano: Igor Julião, Ronan, Willian, Eduardo, Biro Biro e Kenedy. Otimista com o futebol da nova safra, o técnico não vê a equipe enfraquecida pelo processo de renovação e rebate as críticas.

“Não está nada difícil. Há três rodadas falavam o mesmo de Grêmio e Corinthians, que estavam fora do G-4. Depois de uma sequência de vitórias, engrenaram e já estão entre os quatro melhores. Nós temos totais condições de conseguir isso. Difícil é lá no fim, quando as chances se tornam remotas. Estão nos colocando numa condição que não existe. O Fluminense pode até ser campeão, basta vencer e conquistar os pontos que ficamos devendo”, disse Luxemburgo.<QA0>

Problema

Rafael Sobis não treinou pelo segundo dia seguido e deverá ser poupado contra o Goiás. Luxa garantiu que o atacante será relacionado. Mas como ele se queixou de dores musculares em razão do desgaste, provavelmente será poupado. Deco e Marcos Junior são opções no banco.

Luxemburgo ‘compra’ briga de Seedorf

Com esperança na liderança dos tricolores mais experientes do grupo para recolocar o Fluminense na trilha do título da Copa do Brasil, Luxemburgo encarou com naturalidade a áspera discussão entre Seedorf e Gilberto, que levou um tapa do holandês no confronto entre Botafogo e Portuguesa.

“Achei fantástica a atuação do Seedorf. Às vezes é preciso ser rude. Não dá para pedir por favor para tudo. Às vezes tem que dar porrada para o cara ajudar. O menino (Gilberto) poderia ter prejudicado o Botafogo. Muitas vezes, a porrada come no vestiário. Temos de tratar isso como algo normal no futebol”, disse Luxa.

Com lideranças do porte de Cavalieri, Gum, Edinho, Deco e Fred, o Tricolor tem resolvido seus problemas de maneira cordial, pelo menos por enquanto.

Você pode gostar