Por rafael.arantes

Rio - Na 16ª posição do Campeonato Brasileiro com 18 pontos, o Fluminense não sabe quando poderá contar novamente com o atacante Fred. No sábado, ele sofreu lesão muscular na coxa direita durante a derrota para o Santos no Maracanã e pode ficar de fora de todo o restante da temporada. A julgar pelo o que aconteceu nas últimas temporadas, ficar sem o artilheiro será um grande problema para a equipe carioca na luta contra o rebaixamento.

Em 2012, Fred foi o grande responsável pelo título brasileiro do Fluminense. Foi o artilheiro da competição ao marcar 20 dos 61 gols da equipe. Nas 28 vezes que entrou em campo, o time comandado na época por Abel Braga somou 17 vitórias, oito empates e três derrotas, o que representa um aproveitamento de 70,2%. Nas dez partidas em que o atacante não atuou, o desempenho cai para 60% -- cinco vitórias, três empates e duas derrotas.

Fred é baixa no FluCarlos Moraes / Agência O Dia

A dependência do camisa 9 foi ainda maior três anos antes, quando a situação do Fluminense era mais semelhante com a atual. No Brasileirão de 2009, o clube passou a maior parte das 38 rodadas na zona de rebaixamento e conseguiu escapar da queda apenas na última delas. Nos 20 jogos em que contou com Fred, teve 9 vitórias, seis empates e cinco derrotas. Aproveitamento de 55%. Sem ele em campo, foram apenas duas vitórias, sete empates e nove derrotas, campanha que representa um rendimento de 24%.

Em 2012 o Fluminense teve o segundo melhor ataque do Brasileirão: balançou as redes 61 vezes, marca inferior apenas à do Atlético-MG, que fez 64 gols. Neste ano, o sistema ofensivo da equipe é o sétimo pior da competição, tendo marcado apenas 19 gols nos 17 jogos disputados até o momento.

O próximo capítulo da luta contra o rebaixamento do Fluminense acontece nesta quarta-feira. O time visita o Atlético-MG no Independência precisando somar pontos, já que o São Paulo, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento, também soma 18 pontos. Isso sem Fred, que já parecia saber da falta que fará ao time daqui pra frente.

"Quando isso acontece, é sempre ruim. Preocupa para a temporada inteira, porque machucar é ruim, ainda mais na situação em que estamos”, disse o atacante logo na saída de campo do Maracanã, no sábado.

Você pode gostar