Rio - Em busca de paz e disposto a fugir da pressão após oito jogos sem vitória no Brasileiro, o Fluminense, em 16º lugar, com 36 pontos, vai se isolar por uma semana em Atibaia, interior de São Paulo, antes de encarar o Corinthians, domingo, em Araraquara. A má fase do Tricolor, que não venceu um clássico na temporada, soma-se ao pior aproveitamento de Vanderlei Luxemburgo na história dos pontos corridos: 25 partidas à frente do Flu, com sete vitórias, nove derrotas e outros nove empates.
Apesar do fraco desempenho, a diretoria deu mais um voto de confiança ao treinado. O jogo contra o Corinthians, no Estádio Fonte Luminosa, pode ser o momento derradeiro de Luxa em caso de novo tropeço. Por ora, o presidente, Peter Siemsen descarta qualquer mudança.
“O momento é difícil, mas o time mostrou evolução. Não tem sentido algum promover mudança no comando. Temos de trabalhar para que esta evolução continue. E tenho confiança de que um bom resultado já virá na próxima rodada”, afirmou.
A falta de opções no mercado para substituir Vanderlei e a dificuldade de encontrar um nome de consenso com o presidente da patrocinadora deixaram a diretoria de mãos atadas. A solução é manter o treinador por mais uma semana até que um milagre aconteça a seis rodadas do fim do Brasileiro. Irritada, a torcida invadiu o estádio das Laranjeiras, domingo, rasgou placas de publicidade, jogou lixo no gramado e danificou dois carros, um deles do atacante Rhayner.
Mesmo com discurso de que deseja continuar trabalhando, Luxa sabe que tudo pode acontecer se o Tricolor perder mais uma e o Vasco derrotar o Santos, o que levaria o Flu à zona da degola. “Nada me surpreende. Estou tranquilo. Não posso achar que é uma coisa nova. Quero seguir em frente”, afirmou.
Aproveitamento de Fred é incógnita
A ida do atacante Fred para Atibaia foi descartada pelo departamento médico do Fluminense e o seu retorno ao time ainda é uma incógnita. Otimista, Vanderlei Luxemburgo espera pelo aproveitamento do jogador nas duas últimas partidas, contra Atlético-MG e Bahia, mas novo problema impede qualquer projeção.
Um exame realizado recentemente apontou pequeno edema na coxa direita, perto do local da lesão. Por isso, Fred retornou sexta-feira a Belo Horizonte para se consultar com o radiologista Ronaldo Lins, médico de sua confiança.