Por fabio.klotz

São Paulo - O Fluminense resistiu até onde deu... o castigo foi duro. Aos 45 minutos do segundo tempo, quando tinha dois jogadores a menos - Magno Alves e Gum foram expulsos -, o Tricolor viu o empate escorregar entre as mãos. O Palmeiras venceu, de virada, por 2 a 1, neste domingo, no Allianz Parque.

Fluminense não conseguiu resistir e perdeu para o PalmeirasDivulgação

A derrota é amarga. O Tricolor teve a chance de encaminhar a vitória no primeiro tempo: abriu o placar e criou chances para ampliar. Porém, parou em Prass. O castigo aconteceu no último minuto da etapa inicial, com gol de empate de Rafael Marques. O Flu ficou encurralado no segundo tempo, sobretudo após a expulsão de Magno Alves, e não resistiu. É o primeiro revés de Enderson Moreira à frente do clube (o técnico acumulava duas vitórias e dois empates).

VEJA MAIS: Confira a tabela e classificação do Campeonato Brasileiro

O Fluminense continua com 11 pontos e cai para a oitava colocação. Pela segunda rodada seguida, perdeu a chance de entrar no G-4. O Palmeiras conseguiu a primeira vitória no Allianz Parque no Brasileiro. Agora, o Verdão está na 12ª colocação, com nove pontos.

O Flu só volta a jogar daqui a dez dias, quando vai receber a Ponte Preta, no Maracanã. O Palmeiras joga no sábado, às 21h, contra o Grêmio, na Arena Grêmio.

O jogo

Com mais posse de bola, o Palmeiras foi o primeiro a levar perigo. Gabriel ficou com rebote e chutou de fora da área. Cavalieri salvou. Depois foi a vez de Cleiton Xavier assustar. Ele recebeu na entrada da área e emendou. A bola passou perto, por cima do gol. O Flu finalmente conseguiu conectar um contra-ataque. E foi fatal. Titular no lugar de Fred, lesionado, Magno Alves se livrou de três e rolou para o meio. A bola chegou a Jean. De primeira, o volante chutou no canto de Prass: 1 a 0.

O gol deu confiança ao Tricolor. Magno Alves quase ampliou. Novamente pela esquerda, desta vez ele chutou com violência e obrigou Prass a se virar para mandar para escanteio. O Verdão quase empatou na sorte. Giovanni vacilou, a bola desviou em Dudu e por pouco não enganou Cavalieri, que se recuperou e espalmou. No rebote, Zé Roberto não chutou em cima da zaga.

LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Fluminense

A resposta tricolor foi com Magno Alves. Ele completou cruzamento para fora. Em novo contra-ataque, Gerson foi lançado livre. Prass teve de sair do gol e deu um bico para a frente. O goleiro do Palmeiras trabalhou de novo. Giovanni avançou pela esquerda e fuzilou. Prass espalmou. Superior no primeiro tempo, o Fluminense foi castigado no último minuto. Após cobrança de escanteio, Rafael Marques ganhou pelo alto e empatou.

O Fluminense teve a oportunidade (e até merecia) de ir para o intervalo com vantagem maior, mas acabou castigado com o empate. As duas equipes voltaram para o segundo tempo com mudanças. Enderson Moreira teve de colocar Henrique no lugar de Antônio Carlos, que sentiu um problema na coxa esquerda. Já Alberto Valentim, interino do Verdão, promoveu a estreia de Alecsandro, ex-Flamengo. O atacante entrou na vaga de Zé Roberto.

O Verdão pressionou o Flu no começo do segundo tempo. Dudu surgiu na área e obrigou Cavalieri a mandar para escanteio. Na cobrança, Vitor Hugo ganhou pelo alto e acertou o travessão. O Tricolor estava acuado e quase se complicou. Gum recuou mal e por pouco não fez contra. Na sequência, o Palmeiras encurralou e abafou. A zaga do Flu salvou.

O Fluminense resistia... Diego Cavalieri se desdobrava no gol e virava herói. A situação ficou pior. Magno Alves, melhor atleta do Flu na primeira epata, deu um chute em Gabriel e foi expulso. Com o time encurralado, Enderson tentou dar mais velocidade e colocou Marcos Junior no lugar de Vinícius.

O Palmeiras pressionou, pressionou, pressionou... Gum também foi expulso por colocar a mão na bola na entrada área. A insistência foi premiada. Egídio cobrou a falta e Cavalieri espalmou. No rebote, Cristaldo conseguiu acertar a trave, mas a bola voltou nele, bateu no goleiro tricolor e entrou: 2 a 1, aos 45 minutos do segundo tempo. Um duro castigo para o Flu.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 2X1 FLUMINENSE

Estádio: Allianz Parque
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva
Gols: Jean (Fluminense, aos 16' do 1ºT), Rafael Marques (Palmeiras, aos 47' do 1ºT) e Cristaldo (Palmeiras, aos 45' do 2ºT)
Cartão amarelo: Antônio Carlos, Pierre, Jean, Marcos Junior, Gum, Renato e Diego Cavalieri (Fluminense)
Cartão vermelho: Magno Alves e Gum (Fluminense)

PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Egídio; Gabriel, Arouca (Cristaldo, aos 36' do 2ºT), Cleiton Xavier (Robinho, aos 21' do 2ºT) e Zé Roberto (Alecsandro, no intervalo); Dudu e Rafael Marques; Técnico: Alberto Valentim.

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Renato, Gum, Antônio Carlos (Henrique, no intervalo) e Giovannoni; Edson, Pierre, Jean, Gerson (Lucas Gomes, aos 41' do 2ºT) e Vinícius (Marcos Junior, aos 24 ' do 2ºT); Magno Alves; Técnico: Enderson Moreira.

Você pode gostar