Por luis.araujo
Rio - No próximo dia 26 de novembro, sócios e torcedores do Fluminense irão definir seu presidente para os próximos três anos. Esta eleição é a primeira que os torcedores que fazem parte do sócio futebol poderão votar. O plano foi lançado em 2014 e quem estiver adimplente desde o seu lançamento poderá participar da eleição. Segundo o site 'Movimento por um Futebol Melhor', o clube atualmente tem cerca de 33.569. Segundo a assessoria da presidência, 13 mil sócios estão aptos para votar. As chapas foram homologadas no último dia 15 e três candidatos concorrem ao cargo: Celso Barros, Mário Bittencourt e Pedro Abad.

A partir desta segunda-feira, o portal O Dia Online publicará entrevistas feitas com os candidatos. O primeiro foi Celso Barros, ex-presidente da Unimed, seguido de Mário Bittencourt. Nesta quarta-feira, será a vez do candidato da situação Pedro Abad, auditor da Receita Federal, que tem o apoio de Peter Siemens e Pedro Antônio. O candidato falou sobre os principais projetos de sua campanha. Entre eles o investimento em esportes olímpicos, Centro de Treinamento, o departamento de futebol, estádio próprio e se pretende manter Marcão como treinador em 2017. A chapa de Abad se juntou com a candidatura de Cacá Cardoso, que será o vice-presidente geral em caso de vitória. 

Pedro Abad com Peter%2C Pedro Antônio%2C Romerito e Cacá CardosoReprodução Twitter

ESPORTES OLÍMPICOS

Como seria a viabilização da reforma do ginásio? Qual seria a capacidade depois da reforma?
Publicidade
Até o momento, está confirmada a troca do piso do ginásio. A partir da obtenção das Certidões Negativas de Débitos, podemos captar recursos para diversos projetos de reformas e estruturação dos equipamentos de prática do esporte olímpico. Teremos uma equipe profissional para elaborar os projetos e captar os recursos correspondentes. Há outra possibilidade a ser considerada, que é a construção de um novo ginásio, nos mesmos moldes de financiamento, na quadra próxima à saída de veículos, com entrada específica.
O clube recentemente chegou a tentar disputar o NBB mas não teve sucesso. Pretende investir novamente e tentar levar o basquete do clube de volta a competição?
Publicidade
Basquete é um esporte que gosto muito, inclusive joguei por curto período no Mackenzie. Já estou em contato com um profissional que trabalha junto à CBB e estamos analisando a possibilidade de montagem de um time. Assim que as eleições terminarem, chamarei o diretor de basquete do clube, Roberto Keller, para essas tratativas.
Atualmente temos o vôlei feminino com uma equipe adulta disputando a primeira divisão da modalidade. Pretende estender esse investimento para os homens?

No momento, não há essa previsão. Mas, qualquer projeto que envolva um time capaz de representar de forma condizente com a grandeza do clube merece ter sua viabilidade estudada.

SEDE SOCIAL

Publicidade
Como seria esse projeto de Criar a Unidade de Negócio Academia Laranjeiras, com a transformação de Álvaro Chaves no estádio oficial da base do Fluminense FC? - PLANO DE GESTÃO
Adaptar o Estádio Manoel Schwartz para receber os jogos das divisões da base e, assim, criar ainda mais laços do atleta oriundo de Xerém com a torcida e a história do clube. Tudo é pensado de forma a termos a melhor formação de atletas do mundo e com maior identificação com o Fluminense.
Publicidade
Onde criar um campo de society e como ampliar o estacionamento do clube? - PLANO DE GESTÃO
O campo de society necessita de estudo de viabilidade, dentro de um Plano Diretor a ser elaborado para todo o clube. Aí sim, podemos dizer como e onde será feito esse campo.
Publicidade
FINANÇAS
É sabido que o clube mudou seu jeito de encarar as dívidas na gestão Peter Siemens. Pretende manter o modelo de pagamento de dívidas? Como sua gestão lidará com isso?
Publicidade
Responsabilidade financeira é uma característica minha. Essa linha de pagar nossas obrigações é fundamental para termos times vencedores consistentemente. Procuraremos sempre instrumentos financeiros para reduzir dividias ou trocá-las por outras mais baratas e de maior prazo de pagamento. Isso traz maior previsibilidade de caixa e menor comprometimento das receitas do clube, permitindo maior investimento.
XERÉM
Publicidade
Xerém é uma das melhores bases do Brasil e vem se destacando nos últimos anos vencendo campeonatos e revelando grandes atletas. Pretende manter o investimento, aumentar ou diminuir? Marcelo Teixeira continuará como comandante do trabalho em Xerém?
O presidente Peter encontrou Xerém em uma situação caótica e conseguiu transformar em um dos melhores Centros de Treinamentos nas divisões de base do país. Hoje o trabalho realizado pelo Marcelo Teixeira é impecável e precisa de continuidade. O Marcelo Teixeira fará parte do meu departamento de futebol e estará ainda mais próximo a equipe profissional. Vou dar continuidade no investimento em infraestrutura, qualificação de profissionais, parcerias internacionais e contratação de atletas. Xerém hoje é considerado uma referência no Brasil e precisa ter sequência no desenvolvimento.
Publicidade
Como sua gestão irá trabalhar com a venda de jogadores revelados em Xerém?
A prioridade não está na venda desses atletas, mas na formação e qualificação de cada um deles. Trabalharemos pela manutenção dos atletas promissores e na identificação com o clube e, principalmente, com a torcida. A gente sabe que a crise que afeta não só o futebol, mas também o país, interfere no planejamento. Fica cada vez mais difícil segurar alguns atletas diante do poderio financeiro de grandes clubes do exterior. Mesmo assim, acredito que um projeto consistente e com o clube reestruturado, temos mais chances de lutar pela permanência de grandes jogadores.
Publicidade
Pretende continuar com o projeto Flu-Samorim?

Com certeza! O Flu-Europa é um projeto importantíssimo para a formação de nossos atletas. Eles poderão conhecer uma nova cultura, um novo conceito de futebol e ao mesmo tempo amadurecer como cidadãos. Além disso, é um investimento baixo com grande potencial de retorno para o Fluminense. Sem falar que a marca Fluminense e a nossa maneira de fazer futebol será ainda mais conhecida em âmbito internacional. Dar certo no Flu-Samorin significa que o Fluminense é uma grande fábrica de fazer futebol. Tenho certeza de que este projeto ainda tem muito no que avançar.

Abad tem grande apoio de grupos de sócios do clubeReprodução Twitter

FUTEBOL PROFISSIONAL

Qual sua proposta para mudança do departamento de futebol?
Publicidade
Profissionalização. O Fluminense terá um novo modelo de gerenciamento do futebol. As decisões serão tomadas por um comitê gestor que envolve presidente, vice-presidente, gerente executivo, gerente da base e técnico. Todos trabalhando em conjunto, as chances de erros são menores. O Fluminense terá uma definição clara de regras, valores e filosofia. Além disso, vamos promover ainda mais a integração entre base e profissional. Teremos um time competitivo e equilibrado.
Como irá trabalhar para conseguir concluir as obras no Centro de Treinamento
Publicidade
É um compromisso da minha gestão, finalizar os detalhes do CT. A expectativa é de que tudo esteja pronto até o final do ano que vem. A obra já está muito bem avançada e não acredito que tenhamos problemas. Com a parceria do Pedro Antonio, que realizou um trabalho espetacular na construção do CT, tudo fica mais fácil. Venho conversando com ele diariamente e já temos o nosso planejamento para conclusão da obra.
Irá manter o nome escolhido pelo presidente Peter para o CT?
Publicidade
Sem dúvidas! Nada mais justo do que homenagear este grande tricolor, que teve um papel fundamental para que o sonho se tornasse realidade. Pedro Antonio teve um empreendedorismo ímpar e merece ser lembrado por todos os tricolores. Fico feliz em contar com o apoio dele na minha candidatura e tenho total convicção de que esta parceria vai crescer ainda mais.
Existe a possibilidade de manter Marcão como treinador em 2017?
Publicidade
Não seria correto, da minha parte, prometer algo agora. O momento é de foco total dentro de campo para buscar a vaga na Libertadores. Marcão tem uma identificação com a torcida e merece todo o respeito. Acredito que ele fará um belo trabalho nesta reta final de temporada.
ESTÁDIO
Publicidade
Com o projeto que o Peter anunciou qual a expectativa de conseguir a conclusão total desse estádio? – PLANO DE GESTÃO
É um projeto de médio à longo prazo, não tem porque iludir o torcedor. Já temos a definição da modelagem de como deve ser o estádio do Fluminense. Não será uma arena, mas sim um estádio totalmente arquitetado para ajudar o time a conquistar títulos. O local onde vai ficar esse estádio já é bastante provido de casas de shows, de hotéis, de facilidades de lazer e entretenimento. Faremos um estádio para dar retorno técnico e sensação de pertencimento para a torcida. Podemos dizer que o financiamento da obra se dará através de naming rights, venda de cadeiras e cessão de percentual de receitas em troca do valor da obra que for necessário. Não pretendemos utilizar dinheiro do clube nesse projeto.