Rio - Em 12º lugar no Campeonato Brasileiro, somente dois pontos acima do Z-4, a zona mais temida da tabela, o Fluminense vai precisar 'matar um leão' neste domingo, às 16h, contra o Sport, pela 14ª rodada, para voltar ao Rio mais aliviado. O problema é: na Ilha do Retiro, local da partida, o Tricolor não vence há quase uma década.
O último triunfo aconteceu no dia 22 de novembro de 2009. E foi um passeio do Fluzão por 3 a 0, gols de Fred, Conca e Zé Antônio (contra). Foi naquele ano, inclusive, que nasceu o rótulo de 'Time de Guerreiros', em referência à incrível recuperação da equipe então sob o comando de Cuca, que escapou do rebaixamento considerado certo por muitos especialistas.
Para o compromisso desta tarde em Pernambuco, o técnico Marcelo Oliveira, que comanda o time pela segunda vez no Brasileiro e tenta a primeira vitória, ainda não sabe se poderá contar com o lateral-direito Gilberto.
Apesar de estar recuperado de uma entorse no tornozelo direito, o jogador treinou na sexta-feira, mas, por ter sido desfalque no clássico diante do Vasco (1 a 1, quinta-feira, em São Januário), talvez precise de um pouco mais de tempo para reaparecer entre os titulares. Gilberto se machucou ao participar de jogo-treino com o Bangu, ainda durante a paralisação para a Copa do Mundo.
SORNOZA CONFIRMADO
Outro desfalque deve ser o zagueiro Renato Chaves, ainda sentindo um desconforto na panturrilha esquerda. Já o apoiador equatoriano Sornoza, que sofreu uma forte pancada no joelho contra o Vasco, não preocupa o departamento médico e está liberado para a partida na Ilha do Retiro.
Marcelo Oliveira tem outro problema no meio de campo. Como levou o terceiro cartão amarelo no duelo com o time cruzmaltino, o volante Jadson terá que cumprir suspensão. O substituto natural seria Douglas, mas ele foi vendido para o Corinthians recentemente. Com isso, o treinador pode escalar Airton, ao lado de Richard, fazendo a contenção à frente dos zagueiros. O volante Dodi deve ser deslocado para o setor direito.
Comentários