Técnico vem adotando o esquema de jogo de acordo com o adversário - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE
Técnico vem adotando o esquema de jogo de acordo com o adversárioMAILSON SANTANA/FLUMINENSE
Por

Rio - Com mais uma vitória e atuação segura no 3-5-2, o técnico Marcelo Oliveira ganha uma opção importante. Depois de deixar de lado o esquema de Abel Braga, o treinador utilizou outros dois sistemas de jogo sem conseguir resultado parecido com os recentes e agora tem a possibilidade de fazer com que os três zagueiros voltem a ser uma constante. Algo de que ainda não parece estar totalmente convencido.

Desde que chegou, o comandante tricolor não definiu um esquema para os jogos. Já utilizou três atacantes, três volantes, três zagueiros e até o tradicional 4-4-2. Tudo de acordo com o adversário. Só que o 3-5-2 tem se mostrado o mais efetivo. Não à toa, foram quatro jogos fora de casa assim, com três vitórias (Defensor, Deportivo Cuenca e Chapecoense) e um empate (América-MG).

Após a importante vitória sobre a Chapecoense na Arena Condá, Marcelo Oliveira admitiu que o 3-5-2 deixa a equipe mais segura na defesa (a opção foi a preocupação com os cruzamentos pelo alto). Ainda assim, o treinador não garantiu o retorno definitivo do esquema.

"Acho que o time tem que ter mais de um sistema e mais de um posicionamento, e o utilizar de acordo com a estratégia dos jogos. Quando você define o esquema, o adversário já vem preparado para aquilo. Com dois zagueiros rápidos e um mais técnico, que é o Gum, esse casamento tem sido melhor do que a linha de quatro, que fica mais exposto. (O 3-5-2) está indo bem e vou pensar a forma como vamos jogar contra o Grêmio", analisou o treinador.

Um dos principais beneficiados com os três zagueiros é Ayrton Lucas, que ganha mais liberdade para atacar e tem mais apoio na defesa, seu ponto negativo e que já originou alguns gols sofridos com uma linha de quatro atrás. O lateral admitiu a preferência.

"Desde da primeira vez em que jogamos com o Abel, a gente tem sido feliz nesse esquema, no qual tomamos poucos gols. Acho que tinha três jogos que a gente não levava gol, mas voltou a tomar nesse. Olhando o número de jogos é muito favorável o esquema com três zagueiros, faz muitos resultados positivos, mas o que o Marcelo optar a gente tem que fazer", afirmou.

 

Você pode gostar
Comentários