Por O Dia
A direção do Grêmio trabalha para identificar o torcedor ou torcedora que teria proferido xingamentos racistas durante a comemoração do segundo gol do atacante Yony González, o quinto na vitória heroica do Fluminense por 5 a 4 sobre a equipe gaúcha, no domingo à noite, na Arena do Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro.
A direção do time gaúcho analisa as imagens de segurança do estádio. Em imagens divulgadas pela TV oficial do Fluminense, na comemoração do gol do colombiano, um grito de 'macaco' é captado pelas câmeras. O ruído externo atrapalha o áudio e o autor não aparece nas imagens. A Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) estuda se apresenta denúncia. 
Publicidade
O caso ganhou repercussão após ser divulgado pelo lateral-direito do clube carioca, Igor Julião. Ele compartilhou um vídeo nas redes sociais e pediu que "medidas urgentes" fossem tomadas. "A ascensão de classe que o esporte nos proporciona incomoda muita gente. O futebol não pode ser o lugar que racistas, xenofóbicos, misóginos e homofóbicos vomitarão seus absurdos e ficarão impunes. Medidas precisam ser tomadas urgente", escreveu Igor Julião.
Os dois clubes se manifestaram nas redes sociais. "O Fluminense sempre será contra qualquer tipo de discriminação. O esporte traz mensagens de união que não dão espaço ao preconceito. Um grande jogo entre dois gigantes não tem lugar para o racismo", afirmou o Tricolor carioca.
Publicidade
O Grêmio também repudiou o episódio: "O Grêmio informa sua torcida e demais entes que tomou conhecimento do vídeo publicado nas redes sociais que sugere injúria racial contra o atleta Yony González, do Fluminense. O clube está apurando o ocorrido e de antemão manifesta seu inteiro repúdio a todos os tipos de injúria".
Após a repercussão de sua postagem, Julião voltou a postar, deixando claro que não acusou a torcida do Grêmio: "Só para deixar claro, pois tenho lido notícias em tom diferente do que coloquei no meu último post. Não acusei ninguém de racismo! A partir de um vídeo que recebi, fiz uma crítica por uma atitude condenável contida ali. E mantenho esta minha posição". 
Publicidade
INGRESSOS PARA O CLÁSSICO
Após a vitória heroica sobre o Grêmio, no Sul, quando chegou a estar perdendo por 3 a 0 em apenas 21 minutos de partida, o Fluminense volta a jogar no sábado, diante do Botafogo, às 16h, no Maracanã. Mandante da partida, o Tricolor exerceu o direito de disponibilizar 90% dos ingressos para seus torcedores, enquanto os alvinegros ficarão com os 10% restantes. Não haverá setores mistos. No confronto do segundo turno, a tendência é que o Alvinegro exerça o mesmo direito. As vendas em pontos físicos começam hoje. As da Internet já tinham começado. Ao todo, foram colocados 30 mil ingressos à venda.
Publicidade