O estádio das Laranjeiras tem sua história diretamente ligada aos primórdios do futebol brasileiro. Inaugurada no dia 11 de maio de 1919 para sediar o Sul-Americano, a casa do Fluminense, que completa 100 anos neste sábado, também acolheu a seleção brasileira na primeira metade do século XX. E não só foi o palco dos primeiros passos, mas também das primeiras conquistas.
Antes da construção do estádio, o antigo campo da Rua Guanabara já tinha forte ligação com a Seleção ao receber o primeiro jogo da história, contra o Exeter City (2 a 0), em 1914. E, cinco anos depois, o Brasil comemoraria o seu primeiro título no mesmo local.
Escolhido para organizar o Sul-Americano, o país não tinha um estádio para receber os jogos, e o Fluminense se dispôs a construí-lo com recursos próprios. Pronta em 1919, a sede das Laranjeiras recebeu todos os jogos da competição, inclusive a inauguração, com Brasil x Chile.
A vitória brasileira por 6 a 0 sobre o Chile deu início a uma história de sucesso com o estádio. Ainda com o uniforme branco, a Seleção venceu a Argentina (3 a 1) e empatou com o Uruguai (2 a 2), conquistando o primeiro título da história num jogo extra contra os uruguaios, com vitória na prorrogação. O gol foi de Friedenreich, o mesmo a fazer o primeiro, na inauguração.
"A popularização do futebol foi nas Laranjeiras, muito pelo título em 1919. Se o Brasil não fosse campeão, talvez o futebol demorasse um pouco mais para pegar", ressaltou o gerente do Flu-Memória, Daniel Cohen.
Laranjeiras tornou-se então a casa da Seleção pelos anos seguintes e voltou a ser palco do segundo Sul-Americano no país, em 1922, novamente vencido pelo Brasil. Foi naquele ano que o estádio teve seu recorde de público extra-oficial. Segundo relatos da época, foram 30 mil pessoas que assistiram aos duelos com Chile (1 a 1) e Uruguai (0 a 0).
Com a popularização da Seleção e a construção de estádios com capacidade maior, como São Januário, a casa tricolor ficou pequena. E a história do Brasil, que nunca perdeu em 18 jogos (13 vitórias e 5 empates), nas Laranjeiras, acabou em 27 de novembro de 1932, com goleada por 7 a 2 sobre o Andarahy (RJ).
Comentários