Por pedro.logato
Argentina - Marco Grael e Gabriel Borges garantiram nesta quarta-feira, a classificação para a Olimpíada do Rio 2016. No Mundial de 49er e 49erFX, disputado em Buenos Aires, se classificaram para a flotilha ouro, que reúne apenas os 25 primeiros colocados. A classificação olímpica de Marco faz a família Grael voltar a ter dois representantes olímpicos numa única edição dos Jogos, algo que não acontecia desde Atlanta-1996. Naquela ocasião, Torben e seu irmão Lars representaram o Brasil.
“Sempre vi o meu pai disputando os Jogos Olímpicos e para mim era um sonho, algo que sempre desejei, mas que nunca tinha ficado tão perto. O sonho agora se concretiza, a ficha ainda não caiu. Estamos muito felizes, foi bem suado, trabalhamos muito para isso. Agora vamos nos concentrar no Mundial, que ainda não acabou. Estamos bem colocados, é o nosso melhor resultado em Mundiais até agora", afirmou Marco, de 26 anos, que disputará os Jogos Olímpicos pela primeira vez, assim como seu parceiro Gabriel, de 23.
Publicidade
Para definir os representantes olímpicos, a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) adotou o critério de avaliação do desempenho nas principais competições nacionais e internacionais em 2013,2014 e 2015. Por meio de análises dos resultados, o Conselho Técnico da Vela (CTV) define os classificados. Após avaliação do desempenho das duas duplas neste período, não foi possível definir o representante. Assim, o CTV decidiu que os resultados no Sul-Americano e no Mundial poderiam definir a dupla na Rio 2016.
Além de Marco e Gabriel já estão garantidos nos Jogos Olímpicos Robert Scheidt, na classe Laser; Fernanda Decnop, na Laser Radial; Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan, na 470 feminina; Martine Grael e Kahena Kunze, na 49erFX; Jorge Zarif, na Finn; Patricia Freitas, na RS:X feminina; e Ricardo Winicki, o Bimba, na RS:X masculina. Na Copa Brasil de Vela serão definidos os representantes na 470 masculina e Nacra 17.