Por fabio.klotz
Rio - No ano que vem, os olhos do mundo estarão voltados para o Rio de Janeiro. A Cidade Maravilhosa será a capital do esporte, com a realização da 31ª edição dos Jogos Olímpicos. Além de receber as 42 modalidades que fazem parte do programa olímpico, a capital fluminense terá a chance de apresentar aos visitantes esportes adorados pelos cariocas, como o futevôlei, o frescobol e o surfe.
A praia é a principal área de lazer dos cariocas para a prática de esportes como o futevôleiDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

Com vocação para o esporte, a cidade tem nas suas praias, praças e áreas de lazer os espaços adequados para o carioca se manter em forma, ou simplesmente se divertir. E nada é mais carioca do que a altinha, esporte que exige enorme habilidade no controle da bola de futebol. Os jogadores precisam manter a bola no alto o maior tempo possível. Não existe pontuação. Assim como no frescobol, esporte semelhante ao tênis, que também não tem pontuação e nem vencedor.

Altinha toma conta das areias nos fins de semana%3B esporte só é liberado a partir das 17hDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

Para o estudante Matheus Feital, de 17 anos, é a oportunidade de ouro para o Rio mostrar que tem muito mais do que as belezas naturais:

“Acho muito importante a vitrine da Olimpíada. Tem tudo a ver com o Rio a oportunidade de difundir um esporte que todo carioca adora e está sempre presente na praia. É uma chance de mostrar a altinha para o mundo.”

E, a exemplo do surfe, o Rio também tem a sua tempestade brasileira no skimboard. Derivado do surfe, a cidade tem grandes nomes como Lucas Fink, que ficou em 7º no Mundial. E a Olimpíada é a chance de apresentar a modalidade ao mundo.
Publicidade
“Vai ser mais uma oportunidade para mostrar o que estamos fazendo aqui, em Ipanema. Tentando expandir o esporte”, diz.
Rio conta com 395 espaços para o esporte
Publicidade
Com a oportunidade de sediar a Olimpíada de 2016, a prefeitura do Rio buscou formas de aumentar o número de espaços para a prática de esportes na cidade. Atualmente, o município administra 395 praças esportivas, sendo 21 vilas olímpicas e 374 do projeto Rio em Forma Olímpico, distribuídos pelos 161 bairros da Cidade Maravilhosa.
Estima-se que aproximadamente 50 mil pessoas utilizem os espaços para a prática de modalidades olímpicas e não olímpicas diariamente, com a oferta chegando a mais de 100 modalidades, incluindo artes marciais, ginástica, balé, judô, natação e basquete, além de atividades para idosos e crianças.
Publicidade
Alguns espaços da cidade também contam com toda a estrutura adaptada para a prática de esportes paralímpicos.