Por fabio.klotz

Rio - O novato que chegou a Pequim-2008 aos 22 anos para sua primeira Olimpíada se transformou num líder da Seleção de vôlei. De lá para cá, Bruninho incorporou duas pratas olímpicas ao currículo, cresceu e amadureceu. Hoje, aos 30 anos, o levantador chega aos Jogos pela terceira vez sentindo-se mais cascudo para brigar pela medalha de ouro. A estreia será no domingo, contra o México, no Maracanãzinho.

Bruninho vai liderar o Brasil na missão de buscar a medalha de ouro na OlimpíadaMárcio Mercante / Agência O Dia

“Ele é um jogador muito mais maduro, com uma condição de gestão da equipe, que demonstra essa capacidade de liderança. Antes, ele já chegava com qualidade, com entusiasmo e capacidade física muito boa, mas ainda sem a capacidade de gestão que um levantador precisa ter”, analisou Bernardinho, técnico e pai de Bruninho.

O comandante, no entanto, não quer que o levantador se cobre tanto: “A única coisa que eu peço a ele é que não coloque sobre os ombros responsabilidades excessivas. Ele tem um pouco essa tendência, talvez tenha herdado isso de mim. É muito importante que ele esteja sereno. Intenso como sempre, mas sereno.”

Ao lembrar sua estreia nos Jogos, em Pequim, Bruninho fez uma análise de seu crescimento. “Mudou bastante coisa. Primeiro a idade. De saúde, eu me sinto bem, não tenho dores. As frustrações e as vitórias te deixam mais experiente e mais cascudo. Desde Londres (2012), tentei buscar o máximo de métodos que pudessem me ajudar fora da quadra, de preparação mental. São coisas que tentei buscar até para entender um pouco melhor a minha cabeça e me fizeram ficar mais tranquilo”, contou Bruninho, após o treino no Maracanãzinho.

Lucão, um dos jogadores mais próximos do levantador, vê o amigo sereno: “Ele tem uma cobrança própria muito grande, de conquistar esse ouro como todos nós. Mas ele tenta levar uma bagagem muito grande para cima dele, o que é normal. É um líder nato. Vejo o Bruno bem, focado, treinando muito. E num momento de alegria.”

Campeão olímpico em Atenas-2004 e atualmente trabalhando como comentarista da Record, o levantador Ricardinho disse que Bruninho está ainda mais maduro após ter ido para o Modena, da Itália, em 2014.

“Principalmente nestes dois últimos anos dele jogando fora, acho que evoluiu muito. Ele ficou o maior tempo possível jogando com vários estrangeiros”, destacou Ricardinho.

Você pode gostar