Por clarissa.sardenberg

Rio - O diretor de comunicação do Comitê Olímpico, Mario Andrada, afirmou que após reclamações de ateltas, a torcida brasileira vai ter que "gritar com moderação" durante os Jogos da Rio 2016. O barulho excessivo virou assunto internacional e polêmica entre atletas rivais vaiados pelos brasileiros nas arquibancadas. "Pediremos aos torcedores mais silêncio e elegância durante as competições. A torcida é apaixonante, mas não combina com a disciplina olímpica", afirmou Andrada. 

"A paixão da torcida brasileira agrada a todos, mas é preciso respeitar o adversário. Os Jogos Olímpicos não são partidas de futebol", criticou o diretor, fazendo coro com jornais internacionais que mencionaram a falta de etiqueta dos brasileiros nas arenas. 

Saiba: Torcida brasileira é criticada na mídia internacional por falta de etiqueta

Comportamento da torcida do Brasil gerou críticas na imprensa internacional, que chamou Jogos de 'Olimpíada das vaias'Alexandre Loureiro/Exemplus/COB

O jornal norte-americano "New York Times" comentou nesta segunda-feira que "a exuberância dos fãs locais" está entrando em confronto com os pedidos constantes de silêncio feitos pelos atletas e organizadores dos Jogos. A mídia internacional já caracterizou a competição como a "Olimpíada das vaias".

"O público brasileiro vai à loucura por qualquer coisa", diz o jornal no título da matéria. "Em diversas disputas, desde tênis de mesa até na natação e no vôlei de praia são ouvidos: 'Silêncio! Shh'!"

Um texto da agência de notícias "Reuters" chega a dizer que os "estridentes fãs brasileiros são surdos para o espírito olímpico". "No boxe, judô, esgrima ou até no tênis, os torcedores brasileiros estão tratando muitos esportes olímpicos como se estivessem em um Flamengo x Fluminense, uma rivalidade do Rio onde paixões, além de cusparadas e eventualmente socos, costumam voar alto", publicou a agência.

Os gritos de "ôôô Zika" para Hope Solo, goleira da seleção feminina de futebol dos Estados Unidos ou outras provocações também ganharam manchetes.

Você pode gostar