Confira como foi a abertura das Olimpíadas

Veja o que de melhor aconteceu no evento que inaugura os Jogos de Tóquio

Por O Dia

Hoje, dia 23 de julho de 2021, aconteceu a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. O evento acontece desde a primeira Olimpíada da Era Moderna em 1896, em Atenas, e reúne diversos tipos de movimentos artísticos, apresentações dos países participantes e o acendimento da Pira Olímpica.
AFP
A cerimônia não contou com a presença do público por conta das medidas protetivas contra a contaminação da Covid-19. Se faltou a energia do público no Estádio Olímpico de Tóquio, sobrou em criatividade, pois a cerimônia contou com um show de luzes e tecnologia que encantaram os telespectadores.
AFP
A cerimônia também contou com a participação de diversos líderes mundiais e com alguns discursos, entre eles o do Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach. Nos pronunciamentos, foi ressaltado a importância do combate à pandemia da Covid-19, com mensagens de união, superação e esperança.
AFP
Um momento marcante da festa foi a mensagem de união e diversidade entre os nações. Cerca de 1.800 drones sobrevoaram o Estádio Olímpico e montaram um globo terrestre. Ainda teve uma homenagem a Yoko Ono e John Lennon com a canção "Imagine" sendo interpretada por cantores dos 5 continentes, trazendo uma mensagem união e paz dos povos.
AFP
As delegações dos países entraram no desfile da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio de acordo com a ordem do alfabeto Katakana, um dos utilizados no Japão. As vogais vêm antes das consoantes, na ordem a, i, u, e,o e k, g, s, z, t, d, n, h, b, p, m, y, r, w, respectivamente. Porém, como manda tradição, a Grécia sempre é o primeiro país a desfilar.
AFP
O Brasil foi a 151ª delegação a desfilar. A delegação brasileira contou com apenas 4 pessoas na cerimônia, para evitar o contágio da Covid-19. O jogador de vôlei Bruninho e a judoca Ketleyn Quadros serviram como porta-bandeira do Brasil. Vale ressaltar que os participantes estavam de chinelo, ao melhor estilo brasileiro.
AFP
Por fim, o momento mais tradicional e aguardado: o acendimento da Pira Olímpica. A chama foi acesa no dia 12 de março de 2020, em Olímpia, na Grécia, e percorreu 46 das 47 prefeituras japonesas e por muitas vezes teve de interromper o revezamento ou realizá-lo sem a presença de público por causa da pandemia. A jovem tenista japonesa Naomi Osaka foi a responsável por ascender a Pira.
AFP
Publicado 23/07/2021 16:21 Atualizado 23/07/2021 18:51