Rio - O brasileiro Israel Stroh perdeu por 3 sets 1 (11/9, 5/11, 11/9 e 11/4) para o britânico Will Bayley e ficou com a medalha de prata no torneio paralímpico de tênis de mesa - classe 7, para atletas com mobilidade reduzida, que competem de pé. Os atletas já haviam se enfrentado na primeira fase, com vitória brasileira por 3 sets a 1. Mas nesta segunda-feira, no Pavilhão 3 do Riocentro, na Barra, a história teve um final diferente para o atleta brasileiro, que com o resultado tornou-se o primeiro representante do país a conquistar uma medalha em um torneio paralímpico.
"Diferente dos outros jogos, acho que acabei sentindo um pouco a responsabilidade na final. É claro que eu queria o ouro, mas a prata acaba tendo um gosto melhor por causa da torcida, do carinho", disse Israel após a derrota na final.
Israel fez uma partida equilibrada com Bayley, atual campeão mundial e primeiro colocado no ranking da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa). No primeiro set, em três oportunidades, o brasileiro chegou a ficar na frente do placar, mas foi o britânico quem ganhou o período após uma sequência de cinco games vencidos. No segundo set, Israel foi bem superior ao britânico e após uma sequência grande de games vencidos, fechou o período com seis pontos de vantagem sobre o líder do ranking mundial.
No terceiro set porém, o equilíbrio voltou a reinar no duelo. Israel e Bayley fizeram um confronto disputado game a game e o britânico levou a melhor. No quarto set, Israel demonstrou abatimento diante da possibilidade de ficar sem o ouro e teve uma acentuada queda de rendimento. O britânico se aproveitou da situação e fechou a partida, conquistando sua quarta medalha paralímpica - ele já havia sido prata (individual e por equipes) em Londres-2012 e bronze em Pequim-2008. O chinês Yan Shuo conquistou o bronze, no jogo disputado em paralelo a disputa do ouro. Vitória por 3 sets a 1 (11/4, 8/11, 11/7 e 11/7) sobre o espanhol Jordi Garcia Morales.
Reportagem de Antonio Júnior