Pressionado no cargo, o técnico Alberto Valentim precisa conduzir o Botafogo à vitória sobre o AvaíLuciano Belford/Agência O Dia
Por O Dia
Publicado 19/04/2019 03:00

Contestado pela torcida e atravessando o pior momento de turbulência à frente do Vasco, o técnico Alberto Valentim terá de domingo a quarta-feira uma missão daquelas quase impossíveis. O time vai precisar conseguir duas vitórias por três gols de diferença, sobre Santos e Flamengo, respectivamente, para ficar com o título carioca e se classificar às oitavas de final da Copa do Brasil. Se triunfar por dois gols, a definição será nos pênaltis nas duas competições.

Depois da fraquíssima atuação no primeiro jogo da decisão do Carioca contra o maior rival, a expectativa era que o Vasco trouxesse um bom resultado da Vila Belmiro para aliviar as críticas e manter o time vivo na Copa do Brasil, torneio de fundamental importância para as combalidas finanças do clube.

No entanto, o que se viu foi um filme repetido e com final nada animador: empate sem gol no primeiro tempo e derrota por 2 a 0, sem apresentar muita resistência, na etapa final. A pressão do caldeirão subiu de vez e a cobrança por melhores atuações, também.

Campeão invicto da Taça Guanabara, o time cruzmaltino começou a temporada dando a impressão de que poderia ir mais longe. No entanto, perdeu fôlego logo depois e viu jogadores importantes não conseguirem render o que se esperava deles, sobretudo o atacante Maxi López e o meia Bruno César, trazido do Sporting, de Portugal, como a esperança para resolver os problemas de criação da equipe.

CRISE SE ARRASTA HÁ DIAS

A crise também bateu à porta do vestiário às vésperas da semifinal do Campeonato Carioca. Com salários atrasados, como forma de protesto, o elenco não queria se concentrar para o duelo com o Bangu, mas foi convencido pelo presidente Alexandre Campello a recuar. Após a vitória de 1 a 0, todo o elenco foi à coletiva ao lado do técnico Alberto Valentim para refirmar a união do grupo, mas com a ausência de Thiago Galhardo, afastado definitivamente pela direção após o vazamento da informação da ameaça de o time não se concentrar.

A verdade é que dificilmente Valentim vai permanecer à frente do elenco em caso de insucesso nas duas competições. Se a pressão já é grande às vésperas do segundo duelo com o maior rival na decisão do Carioca, que dirá em caso de nova derrota amanhã. E certamente ficará insuportável se o time não reverter a vantagem do Santos na quarta-feira, em São Januário, pela Copa do Brasil. Pior: nesse caso, só restará o Campeonato Brasileiro, pois a equipe não se classificou à Copa Sul-Americana.

Por mais que Valentim tente aparentar tranquilidade, a tensão é flagrante. "Estou supertranquilo, o trabalho vem sendo bem feito, estamos indo para a terceira final com chances de ser campeão, e depois também de passar na Copa do Brasil", minimizou o treinador, ainda na Vila Belmiro. 

Dúvidas para escalar o time
Publicidade
Novos reforços para o restante da temporada
Marcos Júnior, Valdívia e Jairinho chegam por empréstimoReprodução
O Vasco divulgou ontem nas redes sociais a foto dos três novos reforços para a sequência da temporada: o meia Valdívia, o volante Marcos Júnior e o atacante Jairinho.
Publicidade
Valdívia chega por empréstimo do Internacional e ficará no clube cruzmaltino pelo menos até o fim do ano. Marcos Júnior e Jairinho também vêm por empréstimo. Eles se destacam na ótima campanha do Bangu no Campeonato Carioca — o time da Zona Oeste do Rio encerrou a participação na terceira colocação geral, atrás somente de Flamengo e do próprio Vasco.
Ontem, morreu, aos 65 anos, o ex-meia Luiz Augusto, autor do último gol de pênalti do Vasco na conquista da Taça Guanabara sobre o Flamengo, em 1976, após empate em 1 a 1 no tempo normal. Nas cobranças, Abel desperdiçou para o Vasco, mas Zico e Geraldo perderam para o Rubro-Negro. Luiz Augusto estava internado desde sexta-feira passada no Hospital Maria Madalena, na Ilha do Governador, com problema renal.
Publicidade
 

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias