Técnico do Vasco, Vanderlei Luxemburgo viu quatro pontos escaparem em dois jogos devido a gols nos minutos finais - Rafael Ribeiro/Vasco
Técnico do Vasco, Vanderlei Luxemburgo viu quatro pontos escaparem em dois jogos devido a gols nos minutos finaisRafael Ribeiro/Vasco
Por Lance
Rio - Cinco jogos, nenhuma vitória, apenas dois pontos conquistados, a defesa mais vazada, o segundo ataque com menos gols marcados e a lanterna do Campeonato Brasileiro. O início do Vasco na principal competição nacional não é nada animador. E alguns números ajudam a entender o momento ruim vivido pela equipe dentro de campo.
Quinto time que mais finaliza no Brasileirão, segundo dados do Footstats, o Cruz-Maltino é também o que tem a pior média de acerto. Das 64 tentativas, os jogadores vascaínos concluíram em gol apenas 19, tendo um aproveitamento de apenas 29,7%. Não à toa o Palmeiras, líder do campeonato, aparece no topo da estatísticas, acertando 55,1% dos arremates.
Publicidade
O alto volume de finalizações, ainda que erradas, dão a entender que se trata de uma equipe que cria bastante, com jogadas ofensivas trabalhadas. Mas não é verdade. Das 64 tentativas, 27 foram de fora da área - 11ª maior marca -, com a grande maioria indo para fora. Assim como nos números gerais, nas conclusões de longa distância o Vasco também tem a pior média de acertos do Brasileiro, com apenas 14,8% - 4 de 27.
Individualmente, quem mais finaliza na equipe é Marrony, com oito em quatro partidas disputadas - apenas duas no alvo. Artilheiro do clube na temporada com somente cinco gols marcados, o atacante não balança as redes desde o dia 2 de março. Maxi López, centroavante do time, acertou o gol em todas as conclusões que tentou, no entanto, pouco participativo, é apenas o 6º que mais finaliza. Em cinco jogos, concluiu apenas quatro vezes, mesmo número dos volantes Raul e Fellipe Bastos, que além de atuarem mais recuados entraram menos vezes em campo - 3 e 2, respectivamente.
Publicidade
Contra o Avaí, neste domingo, na estreia de Vanderlei Luxemburgo, o Vasco voltou a mostrar suas deficiências ofensivas. A primeira finalização em gol saiu apenas aos 36 minutos do segundo tempo, exatamente na cabeçada do zagueiro Ricardo Graça, que abriu o placar no empate em 1 a 1. O time terminou o duelo com apenas conclusões em gol, a sua pior marca no Brasileiro e a segunda pior em 2019 - contra o Americano, no Carioca, acertou apenas uma vez e venceu por 1 a 0.
Vanderlei Luxemburgo terá trabalho para organizar uma equipe que tem problemas em todos os setores. No primeiro teste, falhou.
Publicidade
PIORES MÉDIAS DE ACERTO DE FINALIZAÇÕES NO BRASILEIRO 2019
- Dados do Footstats
Publicidade
 1º - Vasco - 29,7%
2º - Avaí - 31%
Publicidade
3º - Corinthians - 35,7%
4º - Bahia - 36,4%
Publicidade
5º - Goiás - 36,7%