Vanderlei Luxemburgo livrou o Vasco do rebaixamento e quer chegar mais longe no Brasileiro
 - Rafael Ribeiro/Vasco
Vanderlei Luxemburgo livrou o Vasco do rebaixamento e quer chegar mais longe no Brasileiro Rafael Ribeiro/Vasco
Por Lance
Rio - Após mais de um mês de paralisação no Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa América, o Vasco retorna à sua jornada na competição tentando manter o bom momento vivido antes da pausa. Com duas vitórias seguidas, a equipe conseguiu deixar a lanterna e sair da zona de rebaixamento nas últimas rodadas. Para seguir fora do Z4 sem depender de resultados, porém, o Cruz-Maltino terá que quebrar alguns tabus contra o Grêmio neste sábado.

O time de São Januário não vence os gaúchos jogando no Rio Grande do Sul desde 2006, quando bateu os donos da casa por 2 a 1, pelo Brasileirão, com gols do zagueiro Éder e do volante Alberoni - Patrício descontou. Coincidentemente, o técnico vascaíno era Renato Gaúcho, atual comandante do Tricolor. Desde então, foram sete triunfos gremistas e dois empates.

Outro tabu que o time vive no Brasileiro é o de vitórias fora do Rio de Janeiro. Em 2018 a equipe não venceu nenhuma vez e a saga continua nesta temporada. O último êxito longe dos gramados cariocas como visitante foi na 37ª rodada da disputa em 2017, quando Paulão, de cabeça, garantiu o 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no Mineirão. De lá pra cá, nove empates e 13 derrotas.

E as marcas a serem batidos não param por aí. Tendo vencido Internacional e Ceará nos últimos jogos, o Vasco pode ainda emplacar a sua terceira vitória consecutiva na competição, algo que não ocorre em uma mesma edição do campeonato desde outubro de 2017, quando ganhou de Avaí, Botafogo e Atlético Goianiense.

Com nove pontos em nove jogos, apenas um a mais que Chapecoense e Cruzeiro, os primeiros dentro do Z4, não há momento melhor para o Vasco encerrar velhos e incômodos jejuns.