Rossi, atacante do Vasco - Rafael Ribeiro / Vasco
Rossi, atacante do VascoRafael Ribeiro / Vasco
Por Lance
Rio - Praticamente livre da zona de rebaixamento, o Vasco já pode começar a pensar no planejamento de 2020. Dentre os atuais titulares do elenco, o zagueiro Oswaldo Henríquez, o lateral Danilo Barcelos, o volante Fredy Guarín e o atacante Rossi ficam sem contrato ao final deste ano. O LANCE! mostra a situação de todos os atletas do grupo atual e o que deve acontecer em cada caso a partir de agora.

Os colombianos ficam sem clube após o Campeonato Brasileiro e têm perspectivas diferentes. Com Vanderlei Luxemburgo, o zagueiro passou de poucas vezes relacionado a pilar da defesa com destaque, apesar do gol contra na última partida. Ainda não houve, porém, conversas concretas pela renovação e o jogador sai valorizado da competição. Em entrevista coletiva recente, Henríquez deixou claro que só começaria a falar sobre o assunto após garantir a fuga do rebaixamento. Leandro Castan, Ricardo, Werley, Breno e Miranda são opções.

Por sua vez, o volante admitiu já na apresentação que tem o plano de encerrar a carreira no futebol dos Estados Unidos para viver no país da América do Norte após a aposentadoria dos gramados. Logo, além das possibilidades financeiras e objetivos técnicos do Cruz-Maltino na temporada, é preciso convencer Guarín a se mudar posteriormente. O que pode pesar a favor do time da Colina é a rápida identificação que o jogador teve com o clube.

O caso dos dois laterais ainda passa por análise. Na direita, Yago Pikachu tem contrato, mas, caso Cáceres vá embora, a posição ficaria sem reserva. Na esquerda, Ramon volta de lesão e Henrique ainda tem vínculo. No ataque, o Vasco deve tentar fazer um esforço para renovar o empréstimo de Rossi. Ele é tratado como uma das prioridades no elenco devido a escassez do mercado. O Cruz-Maltino tentaria fazer um novo vínculo pagando mais, mas sem fazer loucuras.

"Não quero falar do ano que vem ainda antes de nos concentrarmos totalmente nesse 2019. Justamente por toda dificuldade que tivemos durante esse ano e no ano passado mesmo. Os atletas que ainda estão aqui viveram isso e entendem. Não é deixar de pensar em 2020, mas estar mais concentrado ainda nessa reta final de temporada para valorizar essa reversão toda de panorama que tivemos. Foi muito difícil, só quem estava aqui dentro sabe o quanto foi duro. Precisamos ter esses quatro jogos para valorizar ainda mais isso. O 2019 ainda está presente, encaramos os próximos jogos com total importância", disse o goleiro Fernando Miguel.

Veja outras situações do elenco:

Goleiros:

Fernando Miguel tem contrato longo. Sidão está emprestado pelo Goiás, mas Jordi e Gabriel Félix voltam.

Meio-campistas:

Fellipe Bastos está emprestado pelo Corinthians, mas ficará sem contrato ao final do ano. Com isso, pode negociar para assinar com o Vasco em definitivo. Os casos de Felipe Ferreira, emprestado pela Ferroviária (SP), e Marquinho, que fica sem vínculo, ainda são incertos. O último não deve ficar.

Atacantes:

No ataque, o Vasco deve passar por uma reformulação com as saídas. Atualmente, tirando Rossi, todos os outros são reservas: Valdívia, emprestado Internacional, deve retornar ao time gaúcho. Clayton, que pertence ao Atlético-MG, pouco foi utilizado. Já Kaio Magno vem treinando com os profissionais, mas não ganhou muito espaço e fica sem contrato no fim de 2019.

Jogadores que voltam de empréstimo com contrato:

Bruno Cosendey
Caio Monteiro
Gabriel Félix
Jordi
Guilherme Costa
Lucas Santos*
Willian Maranhão
Luiz Gustavo
Rafael Galhardo

* O técnico do CSKA, Viktor Goncharenko, disse nesta semana que gostaria de ampliar o vínculo do jogador por mais seis meses. Lucas está emprestado até dezembro. O clube russo tem até o próximo mês para exercer a opção de compra.