Por MARCELO BERTOLDO
 Salvador - Guerreiro, o Vasco superou a má atuação e a expulsão de Ricardo Graça, no fim primeiro tempo, e buscou o empate na Fonte Nova com Marrony. De pênalti, Gilberto marcou para os donos da casa. O Cruzmaltino se despede do Brasileiro no domingo, contra a Chapecoense, com previsão de casa cheia no Maracanã.
Sem Henríquez e Leandro Castan, poupados, os substitutos Werley e Ricardo Graça não imaginavam que seriam tão exigidos, desde os primeiros minutos. Sem vencer como mandante desde setembro, o Bahia entrou em campo arretado, e disposto a quebrar o jejum de sete jogos que o deixaria com chance de ingressar no G-8 na última rodada do Brasileiro.
Publicidade
Ao encaixar uma eficiente marcação na saída de bola vascaína, o trio formado por Arthur, Élber e Gilberto forçaram os erros cada vez mais perigosos à frente da defesa. Pressionados, Richard e Andrey perderam muitas bolas. Numa dessas roubadas, Gilberto quase abriu o placar.
Raul, que já havia arriscado uma boa finalização de fora da área, teve o pênalti marcado e posteriormente anulado, após consulta do VAR na disputa com Moisés. O árbitro de vídeo voltou a entrar em ação no fim do primeiro tempo, mas dessa vez a favor do Bahia. Ricardo não achou a bola na dividida e acertou a cabeça de Gilberto, que converteu a cobrança, aos 44. Para aumentar o drama, o zagueiro foi expulso.
Publicidade
Com um a menos, o Vasco voltou com Fellipe Bastos e Marcos Júnior. A marcação reforçada não diminuiu os sustos. Flávio acertou o travessão, enquanto Nino e João Pedro deram trabalho a Fernando Miguel. Única aposta ofensiva de Luxa, Gabriel Pec fez a jogada para o gol de empate de Marrony, aos 39, quando muitos temiam o pior.