Abel reunido com os jogadores antes do treino: o Vasco precisa vencer e convencer - Gilvan de Souza
Abel reunido com os jogadores antes do treino: o Vasco precisa vencer e convencerGilvan de Souza
Por MARCELO BERTOLDO
Rio - Com a corda no pescoço, o Vasco defende a própria sobrevivência na Taça Guanabara contra Cabofriense, hoje, às 21h30, em São Januário. Com a classificação ameaçada para a semifinal do primeiro turno do Carioca, o Cruzmaltino tem a obrigação de vencer os últimos três compromissos, além de torcer por pelo menos um tropeço dos concorrentes Madureira e Volta Redonda para se manter vivo na competição.
Em situação delicada, o Vasco ainda não emplacou na competição. Na estreia, empatou com o Bangu, em casa. Na sequência, no clássico recheado de garotos, de ambos os lados, perdeu para o Flamengo e o técnico Abel Braga acabou com a paciência do torcedor ao resumir como 'linda' a entrega demonstrada no Maracanã. Nem mesmo a distância aliviou o clima de tensão. Em Cariacica, o Cruzmaltino suou para bater o Boavista e deixou o Estádio Kleber Andrade sob vaias, mais uma vez.
Publicidade
De volta à Colina, Abel terá a chance de selar a paz com a desconfiada torcida. A obrigação de vencer nas próximas três rodadas não facilitará o trabalho do treinador, mas é encarada como um desafio. Com o respaldo da diretoria e do grupo, Abelão não fugirá da briga e tem consciência da exigência por atuações mais convincentes para acalmar os ânimos na arquibancada.
Em grave crise financeira, o Vasco iniciou o ano em desvantagem em relação aos arquirrivais. Com dívidas acumuladas do ano passado, atrasou o planejamento e contratou apenas um reforço: Germán Cano — foi do atacante argentino o único gol marcado pela equipe até agora no Carioca.
Publicidade
Muito pouco para o anseio da torcida, que comprou o projeto do clube e superou a marca de mais de 185 mil sócios-torcedores. Com carência em quase todos os setores, Abelão, por ora, terá que se virar com a mão de obra que possui para reverter o delicado quadro. O volante Raul compreende a cobrança dos vascaínos.
"Se tratando da grandeza do Vasco, a torcida está certa em cobrar. Na hora de apoiar tem que apoiar, na hora de cobrar, tem que cobrar. Temos criado poucas chances, mas tudo é questão de evolução. Nos próximos jogos vamos dar uma resposta melhor", disse.
Publicidade
Raul quer o time no ataque
A dificuldade para balançar a rede tem sido o maior problema do Vasco neste início de 2020. Nas primeiras partidas sob comando de Abel Braga, apenas um gol em três jogos. Hoje, contra a Cabofriense, volante Raul espera uma postura mais ofensiva para buscar a primeira vitória em casa na temporada.
Publicidade
"Em casa, com nossa torcida, não podemos esperar o adversário. A Cabofriense vem de três derrotas. Temos que ir para cima, buscar os gols e a vitória", frisou o volante após o treino de ontem.
E para colocar o time mais à frente, Abel deve fazer uma mudança no time titular: Gabriel Pec no lugar de Juninho. O garoto entrou bem contra o Boavista e fez o cruzamento para o gol da vitória, de Germán Cano.
Publicidade
PERMANÊNCIA DE GUARÍN ESTÁ PRÓXIMA
Publicidade
Cada vez mais perto de um final feliz, a negociação pela permanência do colombiano Guarín caminha para um desfecho positivo nos próximos dias. O tempo de contrato e um ajuste em relação a impostos são os únicos entraves.
Depois de atuar por três meses pelo Cruzmaltino, Guarín quer assinar um contrato de dois anos, mas o clube oferece vínculo de apenas um. Na parte financeira, o canal 'Atenção, Vascaínos!' informou que o atleta quer um ajuste em relação a impostos que descontariam parte do seu salário.
Publicidade
Guarín chegou a receber propostas de outros clubes do exterior, mas prioriza a permanência no Vasco, já que está bem adaptado ao Rio de Janeiro e tem boa relação com a torcida. Para dar prosseguimento às negociações, porém, ele esperou o clube pagar o salário refente a dezembro, o que aconteceu nesta semana.
Já o zagueiro Dedé parece cada vez mais distante do Cruzmaltino. O diretor de futebol do Cruzeiro, Ocimar Bolicenho, revelou que o jogador está negocia com um clube chinês.
Publicidade