Por fabio.klotz

Rio - Em um jogo bastante agitado para ambos os lados, Vasco e Grêmio não conseguiram converter as oportunidades criadas em gols, e ficaram apenas no empate em 0 a 0 no Maracanã, neste domingo. As equipes forçaram bastante o ataque durante os 90 minutos e mesmo com a superioridade cruzmaltina nas finalizações, as chances não foram o suficiente para alterar o placar.

FOTOGALERIA: Confira as imagens do empate entre Vasco e Grêmio no Maracanã

O resultado não resolve para o Vasco, tampouco para o Grêmio - os dois permanecem imóveis na tabela. O Cruzmaltino, com 30 pontos, continua na lanterna do Campeonato Brasileiro. Ainda assim, os vascaínos podem respirar um pouco mais aliviados, já que a distância para o Coritiba, primeiro da zona de rebaixamento, agora é de apenas três pontos. Já o Grêmio vê o Corinthians se isolar ainda mais na liderança e permanece na terceira colocação, com 56 pontos conquistados.

Na próxima rodada, o Vasco encara o Fluminense no Engenhão, no domingo, às 18h. Já o Grêmio tem outro confronto carioca, desta vez contra o Flamengo, no domingo às 17h, na Arena do Grêmio.

Vasco e Grêmio ficaram apenas no empate em 0 a 0 no MaracanãAlexandre Brum / Agência O Dia

O JOGO

De todas as definições possíveis, 'morno' não pode ser um adjetivo para o primeiro tempo entre Vasco e Grêmio. Foram 45 minutos bastante agitados, com as duas equipes buscando o gol, mas sem precisão para ambos os lados. Se os primeiros minutos foram do Cruzmaltino, não demorou muito para o Tricolor Gaúcho começar a encontrar suas oportunidades também.

O Vasco já havia chegado três vezes, com Bruno Gallo, Leandrão e Madson, quando o Grêmio teve a sua primeira chance, aos seis minutos, com Marcelo Oliveira.

Com muitas chances nada efetivas para os dois lados, o Grêmio teve a primeira oportunidade real para alterar o placar aos 23. O time, que já vinha forçando as jogadas pelo lado esquerdo de seu ataque, conseguiu chegar com Walace, que cruzou rasteiro. A bola passou por toda a área e Bobô quase chegou a tempo, mas não conseguiu dar o último toque - fato que se repetiu por quase todo o primeiro tempo. O Grêmio criava boas jogadas, mas não conseguia finalizar.

A partir dos 27, o Vasco passou a de fato chutar a gol. Nenê tabelou com Julio dos Santos e finalizou da entrada da área, fazendo Marcelo Grohe defender. Nenê tentou mais uma vez, aos 36, mas novamente o arqueiro gremista impediu a alteração no marcador. Aos 38, Rodrigo chegou em velocidade, mas lançou para fora.

Nenê ainda teve mais duas oportunidades. Aos 40, com desvio de Maicon, a trave foi a culpada pela bola não ter estufado a rede. E aos 44, quando tocou para Leandrão, que finalizou sem força. Apesar de mais exigido na parte final do primeiro tempo, Grohe não precisou se esforçar para realizar nenhuma de suas defesas, já que as finalizações do Vasco chegavam sempre sem potência.

O Vasco começou o segundo tempo mantendo sua tática: bombardear o gol de Marcelo Grohe. O Grêmio também mantinha sua postura de aproveitar os contra-ataques, mas sem conseguir finalizar. Aos quatro minutos, a melhor jogada de toda a partida: Jorge Henrique cruzou, Julio dos Santos mandou para Nenê, que chutou rasteiro, obrigando Grohe a defender. O arqueiro não agarrou, a bola sobrou e o Cruzmaltino quase pôde ampliar novamente, mas na sequência o tricolor conseguiu defender.

A primeira finalização do Grêmio chegou apenas aos 10, mas veio com perigo. Após cruzamento pela esquerda. A bola encontrou Giuliano, que arriscou de primeira e Martín Silva mandou para escanteio. Aos 12, Maicon soltou uma bomba de fora da área, acertando a rede pelo lado de fora.

O Grêmio acordou aos 20 e passou a explorar ainda mais as jogadas em velocidade. Douglas lançou Pedro Rocha, mas o atacante acabou atrapalhado por Everton, dentro da área, desperdiçando mais uma boa jogada. Aos 22, Everton, em campo há apenas três minutos, participou de seu segundo lance e chutou por cima do gol de Martín Silva. Aos 25, Maicon passou por Rodrigo e finalizou, fazendo o goleiro cruzmaltino trabalhar mais uma vez para impedir a vantagem tricolor.

Os minutos finais foram uma continuação fiel do que aconteceu durante todo o restante da partida. As duas equipes apressadas, empenhadas em conseguir o gol, mas sem sucesso nas finalizações. Com isso, o jogo terminou em 0 a 0 no Maracanã, e tanto Vasco, quanto Grêmio mantiveram suas posições na tabela do Brasileirão.

FICHA TÉCNICA

VASCO 0 X 0 GRÊMIO

Estádio: Maracanã
Público e renda: 20.207/ R$ 578.910,00
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza
Gols: -
Cartão amarelo: ?Bruno Gallo (Vasco); Walace (Grêmio)
Cartão vermelho: -

VASCO: Martín Silva; Madson, Rodrigo, Luan, Julio Cesar; Bruno Gallo, Julio dos Santos (Diguinho, aos 18' do 2ºT), Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique (Renato Kayzer, aos 41' do 2ºT) e Leandrão (Rafael Silva, aos 25' do 2ºT). Técnico: Jorginho.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Rafael Galhardo, Rafael Thyere, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon (Moisés, aos 26' do 2ºT), Douglas e Giuliano; Pedro Rocha e Bobô (Everton, aos 19' do 2ºT). Técnico: Roger Machado.


Você pode gostar