Por douglas.nunes
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) se prepara para regulamentar as operações de crowdfunding (financiamento coletivo), modalidade de captação de recursos por internet, que vem crescendo no país. O instrumento é usado para financiar diversos tipo de projetos, inclusive empresariais, e no exterior já está sendo estudado como alternativa para oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).
A informação foi dada em entrevista exclusiva ao Brasil Econômico na sexta-feira pelo presidente da CVM, Leonardo Pereira, que incluiu o investimento entre os que serão regulados pela autarquia este ano, assim como os Fundos de Investimento em Participação (FIPs), que também devem receber novas regras de funcionamento.
Publicidade
Segundo Leonardo Pereira, a atual preocupação do órgão é como ter um mercado de capitais mais forte e contribuir para o desenvolvimento do País. “Temos um grande desafio de investimento, principalmente na área de infraestrutura”, afirma.
Ele adianta que os principais desafios de regulação da CVM em 2015 serão a regulamentação do voto à distância nas assembleias de acionistas, a revogação da instrução que trata o papel do administrador fiduciário e o regime de informação de companhias incentivadas. “As duas primeiras devem sair até o final do ano e a última ainda neste semestre”, diz, lembrando que também serão discutidos esse ano a regulamentação das operações com Certificado de Operações Estruturadas (COE), registro do investidor não-residente e aprovação dos programas de Depositary Receipt (DR). “A CVM começa o ano pegando as questões pequenas, que faz em janeiro e fevereiro, depois partimos para as outras. Devemos encerrar o ano na média dos últimos três anos, com 10 instruções aprovadas, o que é um número alto”, afirma Pereira.
Publicidade
O presidente da CVM diz que não está discutindo a união da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que criaria um super órgão regulador do mercado de capitais. Essa possibilidade, no entanto, não é descartada pelo presidente da CVM mas Leonardo Pereira observa que essa é uma questão que tem que ser discutida com a sociedade. “Existem vários modelos de regulação no mundo. O modelo brasileiro foi discutido em 2001 e pode ser discutido novamente. Como todo modelo, tem coisas boas e coisas ruins. Poderia ser como há em alguns países, um regulador só de conduta e um regulador prudencial”, explica, observando que a discussão levaria a uma mudança em todo o arcabouço regulatório do País.
“Estamos discutindo como ser mais eficiente como regulador e como será a cara da CVM para os próximos anos. Vamos acertar sempre? Impossível. Mas estamos estudando para tirar 10”, afirma o presidente do órgão regulador.
Sobre as criticas de que o órgão demorou para agir no caso de corrupção da Petrobras, Pereira diz que a questão de corrupção não está no escopo da CVM. De acordo com ele, o regulador só pode agir após receber uma denuncia ou uma série de indícios que levem a uma abertura de investigação.
Publicidade
“A CVM já está acompanhando o caso há algum tempo. Quando fica público é porque a CVM já estava acompanhando”, diz. Sobre a falta de governança da companhia, ele afirma que não havia evidências de que não existia um departamento voltado para o tema. “Eles podiam dizer que tinha”, argumenta Pereira.
O executivo disse ainda que não é possível prever quanto tempo irá demorar o processo da Petrobras porque ainda estão surgindo fatos novos. “É provável que não seja revolvido este ano e, não por causa da CVM, porque vem surgindo coisas novas a todo momento”, diz Pereira.
Sobre o pedido para criação de uma segunda bolsa de valores no país, Leonardo Pereira disse que a análise do órgão regulador só acontece quando a documentação está completa. “Eles estão devendo documentação, a área técnica está bastante engajada neste produto”, diz.
Publicidade
Pereira disse ainda esperar que o novo diretor da CVM indicado pelo governo, Pablo Renderia, comece a atuar em breve. “Ele tem que passar pela sabatina do Senado”, diz, acrescentando que a autarquia já tem o desafio de preencher novo cargo na direção, vago com o fim do mandato da diretora Ana Novaes no mês passado.