Por monica.lima

Rio - A conta bancária digital, serviço isento de tarifas para operações realizadas apenas por meios eletrônicos, como terminais de autoatendimento, telefone, dispositivos móveis e internet, ainda é pouco divulgada pelas instituições financeiras, segundo a Proteste Associação de Consumidores. De acordo com pesquisa produzida pela associação, apenas o Banco do Brasil, Bradesco e Itaú oferecem o serviço hoje.

“O consumidor não conhece seus direitos e acredita que para abrir uma conta corrente deve pagar. O Banco Central determina que clientes não devem ter custos cobrados por serviços essenciais em contas correntes comuns. Já para contas digitais, nenhum serviço pode ser descontado, já que é o cliente quem realiza os procedimentos. Mas os bancos não trabalham para esse esclarecimento, pelo contrário”, afirma a técnica da Proteste responsável pela pesquisa, Renata Pedro.

O levantamento aponta a conta digital como a melhor opção para quem está acostumado a usar a internet e os caixas eletrônicos, e não depende da agência ou do telefone para fazer transações, sacar, transferir dinheiro por meio de TED e DOC, verificar extratos e saldos ilimitadamente sem pagar qualquer tipo de tarifa.

“Esse é um conceito novo de conta, que poucas instituições disponibilizam, mas apostamos que deva crescer nos próximos anos. Quem sai ganhando com sua popularização é o consumidor, já que o custo é zero e todos os benefícios estão disponibilizados. Desde que funcione, a conta digital é um meio de melhorar o relacionamento dos clientes com o banco”, explica.

>De acordo com outro levantamento divulgado pela associação na última semana, 49% dos 3.493 entrevistados tiveram algum problema com banco durante os últimos 12 meses. Nela, a satisfação dos consumidores atingiu 60 pontos, numa escala de 0 a 100, e as principais causas da baixa foram apontados como os juros, o tempo de atendimento e as taxas bancárias.

A pesquisa revelou ainda que entre os entrevistados, 18% não sabem o quanto pagam de tarifa para manter suas contas. Entre aqueles que afirmam pagar por esse serviço, 31% disseram desembolsar mais de R$ 100 por ano. “Muitas pessoas pagam valores exorbitantes de manutenção de contas correntes sem saber. É importante frisar que a informação detalhada é interessante para banco, que não quer perder o cliente, e melhor ainda para o consumidor”, conclui.

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