Por parroyo

Mais uma vez a expectativa pelo resultado de uma pesquisa eleitoral impulsionou o Ibovespa, que disparou 2,62%, para os 52.980 pontos e alcançou o melhor patamar desde novembro do ano passado. Se trata da pesquisa eleitoral da IstoÉ em parceria com o instituto Sensus, que será divulgada nesta madrugada. Rumores apontam para um acirramento da disputa entre a presidente Dilma Rousseff e o senador Aécio Neves.

Com o desempenho desta sexta-feira, o Ibovespa acumula alta 2,86% no ano. As ações da Petrobras (PETR4) puxaram o índice ao subir 6,21%. O setor financeiro também se destacou no primeiro pregão do mês. Os papéis do Itaú (ITUB4) tiveram alta de 1,80% e os do Bradesco (BBDC4) avançaram 1,23%.

A partir desta segunda-feira, entra em vigor a nova composição da carteira teórica do Ibovespa, que vai vigorar de maio a agosto deste ano. As empresas com mais peso no índice serão aquelas com maior valor de mercado, conforme a mudança na metodologia, que antes era baseada na liquidez das ações.

O ativo do Itaú Unibanco (ITUB4) terá maior peso na composição do Ibovespa, de 10,059%. Em seguida, figura o papel do Bradesco (BBDC4) com 7,592% de relevância e o Petrobras (PETR4), com 7,536%. Em seguida, Ambev (ABEV3) terá peso de 5,758% e Vale(VALE5) de 5,594%.

Estados Unidos

Em sessão volátil, as bolsas americanas caminham para fechamento em campo negativo. O relatório geral de emprego, Payroll, mostrou a criação de 228 mil vagas de trabalho em abril, número acima do consenso do mercado, que era de 215 mil. A taxa de desemprego caiu para 6,3% .

No entanto, os investidores agem com cautela, pois a queda na taxa de desemprego pode fazer com que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) possa aumentar o ritmo da retirada do programa de compra de títulos e aumentar os juros antes do previsto.

Além disso, as encomendas à indústria subiram 1,1% em março, abaixo da expectativa dos analistas.

Por volta das 17h45, o Dow Jones caía 0,28%, o S&P recuava 0,13% e o Nasdaq tinha queda de 0,09%.

Dólar

No mercado de câmbio, o dólar recuou 0,48%, para R$ 2,219 na venda. Em uma sessão com baixo volume por conta do feriado da véspera, a moeda americana chegou ser negociada em alta por alguns minutos após a divulgação dos dados de emprego dos EUA, mas perdeu força em meio a rumores da nova pesquisa eleitoral no Brasil.

Você pode gostar