Por parroyo

São Paulo - Em meio à expectativa por mais uma pesquisa eleitoral a ser divulgada nesta semana, os investidores da Bovespa continuaram a comprar nesta segunda0feira e o Ibovespa subiu 0,88%, para os 53.446 pontos. O giro financeiro foi de R$ 6,5 bilhões. Foi o primeiro pregão com a nova carteira do Ibovespa, o principal índice da bolsa brasileira. Pela nova metodologia, empresas com maior valor de mercado têm maior participação no índice. 

“A tendência é que o Ibovespa opere com menos volatilidade. Com a mudança da metodologia, os setores de mineração e siderurgia, bastante suscetíveis ao noticiário, perderam espaço para o estável setor financeiro, que agora tem maior peso no índice”, afirmou o operador da Renascença Luiz Roberto Monteiro.

Na agenda externa, o PMI (Índice Gerente de Compras) da China, medido pelo HSBC,  foi o destaque. O índice caiu para 48,1 pontos em abril. Números abaixo de 50 pontos mostram contração. “No entanto, o mercado olhou mais para a pesquisa eleitoral do Datafolha, que será divulgada na sexta-feira”, disse Monteiro. Ainda assim, o papel da Vale (VALE5), que tem o país asiático como maior cliente, caiu 0,73%. As ações da Rossi (RSID3) foram as que mais caíram, com desvalorização de 4,62%.

Os papéis da Ambev (ABEV3) foram o destaque de alta. Subiram 3,06% e puxaram a alta do Ibovespa. As ações da empresa de bebidas correspondem à quarta maior participação no índice, de 5,8%. 

Estados Unidos

Em um pregão volátil, as bolsas americanas caminhavam para fechamento com ganhos. Na agenda, o índice ISM de serviços avançou de 53,1 pontos em março para 52,2 pontos em abril, acima da expectativa média do mercado.

Na avaliação do analista da Guide Investimentos Luiz Gustavo Pereira, apesar da melhora, o setor não contribui para a melhora do nível de emprego. “A despeito dos dados positivos do Relatório de Emprego (divulgado na sexta-feira), o índice de emprego do setor foi o único a registrar piora entre março e abril (passou de 53,6 para 51,3)”, disse Pereira, em relatório.

Por volta das 17h30, o Dow Jones subia 0,11%, o S&P tinha alta de 0,19% e o Nasdaq avançava 0,34%.

Dólar

No mercado cambial, o dólar subiu 1,24%, cotado a R$ 2,247 na venda. Os dados mais fracos de atividade industrial da China e as tensões na Ucrânia contribuíram para a alta. 

“Internamente a valorização da moeda americana foi maior do que outras divisas emergentes, com agentes domésticos especulando sobre a rolagem dos contratos de swap com vencimento em junho”, afirmou o gerente de câmbio da Correparti João Paulo Gracia, em relatório.

Você pode gostar