Por parroyo

São Paulo - Pautado por expectativa política, o Ibovespa cravou a quarta alta consecutiva nesta quarta-feira ao subir 0,91%, para os 55.102 pontos – o melhor patamar em quase oito meses. O giro financeiro foi de R$ 7,4 bilhões. Nos últimos quatro pregões, embalado por pesquisas eleitorais, o principal índice da Bovespa acumulou ganhos de 6,73%. Vale lembrar que, nesta quinta-feira, não haverá sessão por conta do feriado decretado em São Paulo em razão do jogo de abertura da Copa do Mundo.

Na véspera, o Ibope divulgou o levantamento que apontou queda de dois pontos percentuais nas intenções de votos para a presidente Dilma Rousseff (38%) e avanço de Aécio Neves (22%) e Eduardo Campos (13%). Nesta quarta-feira, a pesquisa do Vox Populi confirmou a estabilidade de Dilma, com 40% das menções, e mostrou alta de Aécio (21%) e estabilidade de Eduardo Campos (8%).

À frente dos ganhos, figuraram as ações da Energias Brasil (ENBR3), com alta de 3,34%. As companhias do setor de energia se destacaram por mais um dia na ponta positiva do índice em meio a uma perspectiva positiva para a revisão tarifária. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs uma taxa mínima de atratividade dos projetos das empresas (o chamado WACC) de 7,16%, acima da expectativa dos analistas, que era de aproximadamente 6%.

“Caso o WACC definitivo fique nesse nível, será bastante benéfico para as distribuidoras em geral, com impacto bem menor nas tarifas do que vimos no último processo de revisão tarifária”, comentou o analista da Ativa Corretora Lenon Borges, em relatório.

As ações da Petrobras (PETR4) também puxaram o desempenho do Ibovespa ao avançar 2,94%. “O movimento reflete, além da expectativa eleitoral, a acomodação de posições dos investidores, uma vez que o vencimento de opções sobre ações acontece na próxima segunda-feira”, comentou o gerente de renda variável da H.Commcor Ariovaldo Santos.

Na ponta negativa, os papéis da OI (OIBR4) amargaram queda de 3,51%, seguidos pelas ações da Eletrobras (ELET3), que recuaram 2,74% em uma ajuste às altas recentes.

Dólar

No mercado de câmbio, o dólar subiu 0,27% frente ao real, cotado a R$ 2,234 na venda. De acordo com o operador da Correparti Ricardo Gomes, a oscilação da divisa americana respondeu a fluxos pontuais de agentes que buscaram se proteger antes do feriado.

“Na escassez de indicadores, os players se atentaram às notícias políticas, mais especificamente ao resultado da pesquisa Vox Populi, que mostrou a candidata Dilma Rousseff bem à frente na corrida à presidência ante seus concorrentes”, disse Gomes, em relatório.

Estados Unidos

Em meio a uma agenda fraca de indicadores, o fato de o Banco Mundial ter revisado para baixo a projeção de crescimento da economia mundial em 2014, de 3,2% em janeiro para 2,8% no relatório divulgado nesta quarta-feira, serviu de motivo para os investidores realizarem lucros.

O Dow Jones caiu 0,60%, o S&P recuou 0,35% e o Nasdaq teve queda de 0,14%.

Você pode gostar