Por parroyo

Impulsionado por expectativa eleitoral, o Ibovespa começa setembro no azul e, por volta das 13h, tinha alta de 0,90%, aos 61.836 pontos. Na sexta-feira, após o fechamento do mercado, o Datafolha divulgou uma nova pesquisa que apontou empate técnico entre Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) no primeiro turno e sinalizou a vitória de Marina no segundo turno por dez pontos de diferença.

O mercado responde ao levantamento nesta segunda-feira. Enquanto o Boletim Focus reduziu pela 14ª vez a previsão de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, para 0,52%, o fortalecimento da oposição que eleva a expectativa por ima troca de governo impulsiona as ações das estatais, que figuram entre as maiores altas do Ibovespa.

À frente dos ganhos, Eletrobras ON subia 6,13%, seguida por Petrobras PN, com alta de 4,11%. Na ponta negativa, Souza Cruz ON tinha queda de 2,72%.

Novas pesquisas do Sensus, Datafolha e Ibope devem ser divulgadas nos próximos dias. Nesta segunda-feira, os candidatos à presidência participam, às 17h45, de um debate promovido pela Folha, UOL, SBT e Jovem Pan. À noite, Marina será entrevistada pelo Jornal da Globo.

Na agenda externa, o Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) caiu para 50,2 pontos na passagem de julho para agosto. O indicador mostra que a atividade está praticamente estagnada, o que é negativo para a Vale, que tem o gigante asiático como o maior cliente.

Vale PN, no entanto, operava estável. Na sexta-feira, a primeira turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, por unanimidade, o recurso da União e manteve a decisão que libera a mineradora de pagar imposto sobre o lucro obtido por controladas no exterior para evitar bitributação.

Nova carteira

A BM&FBovespa divulgou a nova carteira do Ibovespa que vai vigorar de setembro a dezembro deste ano. Marcopolo PN (POMO4) passa a fazer parte do índice, que soma 69 ativos de 65 empresas.

As cinco ações com maior peso são: Itaú PN (9,98%), Petrobras PN (8,70%), Bradesco PN (7,64%), Ambev ON (6,64%) e Petrobras ON (5,53%).

Nos Estados Unidos, as bolsas não operam por conta do feriado que comemora o Dia do Trabalho.

No mercado de câmbio, o dólar recuava 0,05%, cotado a R$ 2,238 na venda.

Você pode gostar