Por parroyo

Após passar por uma correção ontem, o Ibovespa voltou à trajetória de alta nesta quinta-feira, pautado pelas eleições. Dois institutos de pesquisa pequenos mostraram Aécio Neves (PSDB) à frente de Dilma Rousseff (PT), o que aumenta a expectativa de que o resultado se repita nos levantamentos do Ibope e do Datafolha, que serão divulgados ainda nesta noite.

O principal índice da Bovespa chegou a subir quase 2% na máxima do dia e, embora tenha perdido força na reta final do pregão, pressionado pelo desempenho negativo das bolsas norte-americanas, terminou com avanço de 0,37%, aos 57.267 pontos, impulsionado pelas ações das estatais. O giro financeiro foi de R$ 9,06 bilhões. Após cravar a quinta alta em seis pregões, o índice acumula ganhos de 5% na semana.

“Mesmo se as pesquisas mostrarem empate entre Aécio e Dilma, a chance de o Ibovespa voltar a subir com mais força é grande”, comentou o operador da Quantitas Asset Management, Thiago Montenegro. O movimento comprador permaneceu na bolsa mesmo após a ex-candidata à Presidência Marina Silva ter adiado o anúncio sobre sua posição no segundo turno, à espera da resposta do tucano sobre sua lista de exigências.

Vale destacar que Aécio teve sua campanha fortalecida nos últimos dois dias, após ter recebido o apoio do PSB, do PSC, do PV e de setores das siglas que historicamente apoiam sua adversária – PMDB e PDT. Já o partido embrionário de Marina, a Rede Sustentabilidade, liberou voto em Aécio, branco ou nulo.

Nesta noite, às 19h30, o ministro da Fazenda Guido Mantega será entrevistado pela jornalista Miriam Leitão, na Globo News, junto com Armínio Fraga, potencial ministro em um eventual governo de Aécio. A conversa deve evidenciar os pontos econômicos a serem defendidos pelos candidatos ao longo da campanha.

Na ponta positiva do Ibovespa, Banco do Brasil ON subiu 3,84%. Petrobras PN teve alta de 1,68% e Eletrobrás ON valorizou 1%. Na contramão, Oi PN despencou 13,16% como reflexo das incertezas que rondam a companhia após a saída do então presidente Zeinal Bava.

Nos Estados Unidos, a preocupação com o fraco crescimento global se contrapôs ao alívio gerado pela expectativa de manutenção da taxa de juros por mais tempo, o que elevou os ganhos de Wall Street na véspera para o maior patamar do ano. O Dow Jones caiu 1,97%. O S&P teve queda de 2,07% e o Nasdaq perdeu 2,02%.

No mercado de câmbio, o dólar interrompeu a sequência de quatro quedas seguidas ao avançar 0,5%, cotado a R$ 2,39 na venda.

Você pode gostar