Por parroyo
Após cair mais de 4% na véspera pressionado por números fracos da economia da China e Estados Unidos, queda no preço das commodities e saída de investidor estrangeiro da bolsa, o Ibovespa opera volátil nesta terça-feira e, por volta das 13h, tinha leve queda de 0,35%, aos 52.092 pontos.
Pairou ainda pelo mercado o temor pelo aumento de tributação em diversas áreas. Algumas notícias veiculadas durante a segunda-feira relembraram o projeto de lei, apresentado em março, que propõe o pagamento de imposto de renda sobre os tributos distribuídos pelas companhias. Hoje, as pessoas físicas são isentas dessa taxa.
Publicidade
“O projeto de tributação de dividendos especulado ontem não foi apreciado pelo governo e pela interpretação de uma bitributação, seria difícil de ser levado para frente. O mercado deve continuar a explorar o tema ajuste fiscal e novas discussões em torno do aumento de tributos devem repercutir. Algumas alas políticas já estão pleiteando a volta da CPMF”, apontou a Guide Investimentos, em nota.
À frente dos ganhos, Estácio ON subia 2,13%. Na outra ponta, Marfrig ON tinha queda de 5,62%. Entra as blue chips, Petrobras PN caía 0,16% e Vale PN tinha alta de 1,67%. A mineradora anunciou que pretende reduzir o investimento para 2015, montante que deve ficar em US$ 6,358 bilhões. Já a previsão de produção de minério de ferro está prevista em 340 milhões de toneladas.
Publicidade
Na agenda, a produção industrial de outubro ficou estável ao mostrar leve recuo de 0,2% em relação ao mês anterior, de acordo com dados divulgados nesta manhã pelo IBGE. Entretanto, na comparação anual, a queda foi de 3,6%. No acumulado de 2014, a indústria acumula queda de 3%.
Nos Estados Unidos, as bolsas passam por ajuste após a queda da véspera e operam no azul. Por volta das 13h, o Dow Jones subia 0,22%, o S&P avançava 0,23% e o Nasdaq tinha alta de 0,36%.
Publicidade
No mercado de câmbio, o dólar subia 0,67%, cotado a R$ 2,576 na venda.