Por parroyo
O Ibovespa opera no vermelho nesta segunda-feira em meio ao vencimento de opções sobre ações e sem a referência das bolsas norte-americanas, que permanecem fechadas por conta do feriado que comemora o dia de Martin Luther King. Por volta das 13h, o principal índice da Bovespa caía 0,63%, aos 48.707 pontos.
À frente dos ganhos, Banco do Brasil ON subia 1,66%. Na outra ponta, Marfrig ON tinha queda de 4,28%. As ações da Petrobras, por sua vez, operam voláteis – as preferenciais avançavam 0,11% enquanto as ordinárias perdiam 0,54%.
Publicidade
Na agenda, o boletim Focus aponta alta de 0,50 ponto percentual na Selic, para 12,25%, ao fim da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) na próxima quarta-feira. A perspectiva para a inflação subiu pela terceira semana seguida – para 6,67% no fim de 2015, número que estoura o teto da meta de 6,50%. Em relação ao avanço da economia, a expectativa é que o PIB cresça 0,38% neste ano.
“O boletim Focus atualizou previsões e não surpreendeu. Depois das discussões sobre os reajustes de tarifas de energia, esperávamos alta na projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os ajustes fiscais ganharam credibilidade, e o crescimento do PIB vai recuando. Nada surpreendente até aqui”, avaliou a Guide Corretora, em nota.
Publicidade
No mercado de câmbio, o dólar subia 0,2%, cotado a R$ 2,626 na venda.