Banana - reprodução
Bananareprodução
Por REVISTA MENU

Colômbia - Na última semana, a Colômbia declarou estado de emergência depois de confirmar que uma doença causada por um fungo devastador de bananas, chamada Mal do Panamá, foi detectada em quase 445 acres de terras agrícolas do país.

Segundo informações da Science, esta é a primeira vez que a presença do fungo é confirmada na América do Sul.

A Colômbia é o quarto maior exportador de banana da América Latina e a fruta é a terceira exportação agrícola mais rentável do país, por isso o alarme. A gerente geral do Institudo de Agricultura da Colômbia, Deyanira Barrero Leon, contou que a polícia e os militares foram chamados para colocar as áreas afetadas em quarentena.

Não há tratamento para as plantas infectadas com a doença e, além disso, as árvores deixam de produzir frutos muito antes de morrer. Para completar, o fungo pode viver por até 30 anos no solo, o que significa que a área deixa de ser segura para plantação.

“A variedade Cavendish é realmente importante. Corresponde a cerca de metade das bananas em todo o mundo”, explicou Randy Ploetz, patologista de frutas tropicais da Universidade da Flórida, em 2015. “Cerca de 45% de toda a produção de banana é Cavendish”.

Você pode gostar
Comentários