Círio de Nazareth 2019 - reprodução Internet
Círio de Nazareth 2019reprodução Internet
Por O Dia
Saquarema -  Em meio à pandemia do Novo Coronavírus, uma das maiores festas religiosas realizadas no país, o tradicional Círio de Nazareth de Saquarema, que começaria com sua movimentação amanhã (3), não será realizado nas ruas da cidade esse ano.
No último dia 30, a irmandade religiosa da Igreja de Nossa Senhora de Nazareth organizou uma carreata para que a imagem da virgem corresse as principais vias e capelas do município, passando por quase todos os bairros e ruas, atendendo toda a população. A igreja também divulgou que haverá transmissão ao vivo das celebrações e demais atividades religiosas referentes ao Círio.
Publicidade
Por nota, a assessoria da Prefeitura comunicou que, com os decretos de enfrentamento ao Coronavírus em vigor no município, a tradicional Festa em Louvor à Nossa Senhora de Nazareth não poderá ser realizada. As costumeiras barraquinhas de artesanatos e comidas não terão espaço na cidade esse ano. Evitando aglomerações, o município também não permitirá a entrada de ônibus, vans, lotadas e caravanas oriundas de outros municípios dentro dos seus limites. As barreiras sanitárias estarão em operação na cidade, fiscalizando todos os veículos que chegarem à Saquarema.

Também conforme informações da prefeitura, os acessos às praias estarão fechados, com equipes da Guarda Civil e do PROEIS fazendo rondas e patrulhamentos constantes. Todas as equipes da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Guarda Civil Municipal e PROEIS estarão de prontidão atuando nas ruas.

Será permitida a entrada de veículos de moradores e veranistas. Para os dois casos, será necessária a comprovação por meio de documentos (carnê de IPTU, contas de luz, água, telefone fixo ou internet). Convidados e demais pessoas que queiram entrar na cidade não terão a entrada permitida.
Turistas que estiverem com suas reservas feitas nas pousadas e hotéis do município poderão entrar na cidade mediante a apresentação do voucher de reserva, conforme instruções dos próprios estabelecimentos, baseados nos decretos em vigor.

Na nota, "A Prefeitura de Saquarema entende que a tradição religiosa é importante para a cultura local, mas o momento é de evitar aglomerações e proteger a população saquaremense, valorizando a vida do cidadão local.", esclarece a assessoria.