Arquiteto conseguiu reproduzir o conceito urbano e contemporânea  da capital paulista para dentro do apartamento, principalmente no living - Fotos: Divulgação
Arquiteto conseguiu reproduzir o conceito urbano e contemporânea da capital paulista para dentro do apartamento, principalmente no livingFotos: Divulgação
Por Cristiane Campos

Rio - Texturas, jogo de luz ousado, paleta de cores arrojada e a junção da natureza e o urbano. Esse foi o conceito usado pelo arquiteto Lucas Barbosa, do Studio Lucca, ao projetar uma sala de 59m² para um casal que mudou de São Paulo para Campos dos Goytacazes. A ideia, explica o especialista, foi trazer o ar urbano e contemporâneo da capital paulista para dentro do apartamento, em especial para o living e, ao mesmo, contrapor com detalhes que trouxessem um caráter natural para o espaço.

"Nossa proposta foi usar tons neutros que permitissem ousar nos mínimos detalhes. Como é um jovem casal, que, apesar da personalidade discreta, possui gosto requintado, projetamos uma sala de estar integrada com jantar e abusamos de uma decoração clean e moderna, que refletisse a personalidade do casal", afirma Lucas. Se você também deseja ter uma sala mais moderna, confira as dicas do arquiteto:

Cores

Para trazer a atmosfera urbana para dentro de casa, a ideia é usar tons nude e neutros como o cinza. Presente na maior parte da parede, a cor não se torna cansativa e dá liberdade para que tons mais vibrantes sejam usados em outros pontos do ambiente. Lucas ressalta que o uso de uma marcenaria com brilho dá mais vida ao projeto.

Iluminação

O importante é saber se há boa incidência de luz natural no ambiente. Caso haja, opte por janelas amplas e cortinas claras. Caso contrário, pode-se brincar com a iluminação do ambiente: use luz central para iluminar todo o espaço e 'spots' em diferentes partes do projeto. Dessa forma, consegue-se uma iluminação mais teatralizada e destaca-se pontos especiais da decoração.

Vegetação

Para se ter uma vegetação dentro de uma sala é preciso saber posicionar bem as plantas. Elas devem estar em local de maior incidência de luz, perto de janelas, para facilitar a troca gasosa. O arquiteto também recomenda o uso de plantas artificiais, caso seja a vontade dos moradores. Elas podem ser alocadas em belos jarros e vasos de cores vibrantes.

Quadros

Para compor um ambiente moderno, o arquiteto do Studio Lucca recomenda o uso de quadros com tamanhos e formas semelhantes. A ideia de ter a mesma forma geométrica, como os quadros quadrados desse ambiente, dá sensação de modernidade e de um ambiente bem planejado. Espelhos também são bem-vindos, pois ampliam o espaço.

Você pode gostar
Comentários