Pintura interna e externa com tinta clara é uma das dicas 
 - Divulgação
Pintura interna e externa com tinta clara é uma das dicas Divulgação
Por

As pessoas estão, cada vez mais, preocupadas com o meio ambiente e buscando formas de não esgotar os recursos naturais. Por isso, buscam alternativas de construção de casas mais sustentáveis. Para esse consumidor, a arquiteta Iara Ferraz que atende na plataforma de prestação de serviços GetNinjas separou algumas dicas de adaptação de projetos já existentes levando em conta a sustentabilidade.

O primeiro passo é procurar um profissional da área, a fim de verificar as potencialidades da residência. "Algumas casas, por exemplo, permitem a instalação de painéis solares, e alguns apartamentos permitem reforma para reaproveitamento de águas servidas. Quem poderá dizer o que deve ser feito é um profissional especializado", explica.

No entanto, algumas medidas são de simples execução. Para segurar o calor dentro do ambiente, deve-se usar tecidos, madeiras ou papéis de parede, ao passo que, para manter a residência mais fresca, recomenda-se o uso de materiais que proporcionam conforto térmico em climas muito quentes, tais como peças cerâmicas, tintas ou vidros.

A pessoa pode optar por pintura interna e externa, com tintas claras, para refletir a radiação solar. Quando se quer absorver radiação e aumentar a carga térmica do imóvel, o ideal é escolher tintas escuras. "Além disso, utilize lâmpadas fluorescentes: halógenas ou de LED", acrescenta.

O uso da vegetação no entorno garante que uma parte da radiação seja absorvida antes mesmo de chegar ao imóvel. Pode-se trabalhar com espécies caducas, que perdem as folhas, para aquecimento durante o inverno e sombreamento no verão.

Você pode gostar
Comentários