Decorando cozinha americana - fotos Divulgação
Decorando cozinha americanafotos Divulgação
Por Marina Cardoso

Rio - A cozinha é um dos cômodos mais utilizados da casa. Por isso, decorá-la com praticidade e funcionalidade é uma boa opção para os moradores. Em apartamentos pequenos, o cuidado na hora de planejar deve ser redobrado, pois o apertado espaço da copa americana pode atrapalhar nas tarefas cotidianas. Uma das dicas é integrar, ao máximo, o ambiente com os limites da sala de estar.

"A cozinha americana representa uma mudança muito significativa na cultura familiar, pretendendo integrar o local das tarefas do dia a dia com o espaço de lazer e descanso que é a sala de estar. Nesse caso, a estrutura integrada em si é focada na funcionalidade e na praticidade, uma vez que apresenta um balcão para refeições rápidas", explica o arquiteto e diretor da Santos Projetos, Fernando Santos.

Para ter um espaço funcional, o morador deve se questionar, por exemplo, sobre quais são os equipamentos e utensílios que a família usa mais na copa. Deve elencar também os horários de pico de presença dos familiares por ali, bem como os tipos de preparos mais frequentes no cômodo frituras, forno ou frios. Além disso, é bom levar em conta se há uma frequência de eventos sociais programados para o lugar.

"Respondidas essas perguntas, o morador deve, então, fazer a integração visual entre a sala e a cozinha", afirma o arquiteto. Segundo ele, tratar os ambientes como coisas totalmente distintas pode produzir um resultado pouco interessante. Cria-se tensão visual desagradável. "O foco é pensar como uma única estrutura, a ser dividida em duas funções não conflitantes, cada uma no seu espaço", acrescenta.

Cores mais vivas

O arquiteto Fernando Santos diz, ainda, que é interessante tirar os armários e até a geladeira do básico, adotando cores mais vivas ou aplicando adesivos vinílicos próprios, com desenhos ou padronagens mais interessantes. A iluminação pode ser feita com luminárias com design mais arrojado, pendentes que disfarcem aquela cara de cozinha tradicional que a gente vê por aí. "Importante fugir de materiais que possam se deteriorar rapidamente e sujar facilmente com a umidade e com o contato frequente com água, tais como madeiras, alguns tipos de mármores e granitos e pastilhas" complementa o arquiteto.

Você pode gostar
Comentários