Sala decorada com muita harmonia

Na hora de organizar o ambiente, morador deve pensar na composição entre objetos e mobília

Por Marina Cardoso

Para criar um ambiente bacana, especialistas sugerem que o morador utilize objetos coloridos, caso opte por mobiliários neutros
Para criar um ambiente bacana, especialistas sugerem que o morador utilize objetos coloridos, caso opte por mobiliários neutros -

Rio - A sala é o cartão de visitas da casa. Por isso, é importante o morador dedicar um tempo na decoração do cômodo. Na hora de organizar, ele deve pensar na harmonia entre os objetos e mobiliário. E, também, no tamanho do ambiente, para não ficar desproporcional.

Antes de começar a pensar nos móveis e itens para a decoração, os especialistas sugerem fazer um levantamento com todas as medidas do espaço. Dessa forma, o morador pode descobrir o tamanho ideal, por exemplo, do sofá e do tapete. Para as cortinas, é preciso pensar em duas possibilidades: do piso ao ferro ou da altura do vão da janela.

"Feita as medidas, é imprescindível levar em consideração as cores a serem utilizadas. Nas salas pequenas, o ideal é utilizar tons neutros, como branco, bege, marfim e um cinza claro. Já nas salas maiores, é possível brincar com as cores e até mesmo com estampas", explica o arquiteto Bruno Moraes.

Para ter uma harmonia no ambiente, é recomendado fazer com que os três elementos conversem junto com o restante do mobiliário da sala. Se o morador optar por um sofá liso e sem estampa, mas quiser colorir um pouco o ambiente, ele pode pensar nos objetos com outros tons. "Pode colocar mantas ou almofadas com cores destacadas", esclarece a arquiteta Ieda Korman. Além disso, o móvel deve ficar posicionado de maneira que converse com a circulação do ambiente. Por isso, escolha um que caiba nas medidas do cômodo e não prejudique a passagem dos moradores.

A respeito dos tapetes, o mercado oferece uma ampla variedade, como modelos geométricos, coloridos indianos e os tramados, que trazem uma estampa. "A palavra-chave para escolher o seu é pensar no contraponto com os outros itens da sala", afirma Ieda.

Se engana quem pensa que tapetes em salas pequenas deixam o espaço exagerado. "Em alguns casos, a peça é muito favorável para integrar ambientes, trazendo certo aconchego", explica Bruno. O importante na escolha do produto é a largura não ser menor do que a do sofá.

Galeria de Fotos

Para criar um ambiente bacana, especialistas sugerem que o morador utilize objetos coloridos, caso opte por mobiliários neutros fotos Divulgação
Para harmonizar, o tapete não deve ter a largura menor do que o sofá Divulgação
Morador pode optar por utilizar itens coloridos em mobiliário neutro Divulgação

Comentários

Últimas de Imóveis e Casa