Organizar a casa pode refletir na personalidade

Psicanalista aponta relação entre o ambiente do lar e as atitudes do morador. Especialistas dão dicas de arrumação

Por Marina Cardoso

Dicas para organizar a casa -

Rio - Manter a casa em ordem e limpa transcende a organização do lar, e causa reflexos positivos na própria vida do morador. Segundo a psicanalista Renata Bento, um ambiente arrumado ajuda a equilibrar as emoções, a pensar com clareza e a manter a tranquilidade. Por isso, é importante que o morador faça um cronograma adequado de limpeza e arrumação.

Como explica Renata Bento, a desordem na casa interfere nas próprias atitudes do morador. "Um local caótico nos leva a um caos interno também e, por isso, quanto maior a desorganização, menor será o rendimento da pessoa em diferentes situações da vida", diz.

A primeira orientação é separar tudo que acumula espaço dentro dos armários e não tem utilidade. A famosa frase 'pode ser que um dia eu precise' é uma grande vilã. "É importante desapegar de todas as roupas e acessórios que não são mais utilizados. Assim, ganha-se espaço e harmonia na decoração", aponta a personal organizer Juliana Maciel.

Segundo especialistas, é preciso observar o funcionamento da casa e a rotina dos moradores antes de organizar o ambiente. Conforme alertam, só assim a arrumação será bem sucedida. "Uma casa organizada além de causar bem estar, nos faz ganhar tempo, pois encontramos tudo mais rapidamente", explica a personal organizer Amalia Fernandes.

Nos quartos, quanto menos objetos expostos, melhor. Especialistas indicam guardar tudo em armários, deixando as camas e mesas de cabeceiras com apenas o essencial da decoração. Dessa forma, o espaço fica harmonioso, aconchegante e convidativo ao relaxamento.

Já na cozinha, área de serviços e despensa uma dica é separar itens em caixas, organizando objetos por cores ou funções. O ideal é deixar os mais utilizados nos armários de fácil acesso.

Quando a bagunça é generalizada, o morador pode perder coisas dentro da própria casa ou esquecer alimentos na despensa, que podem estragar e resultar em desperdício.

Comentários

Últimas de Imóveis e Casa