Mais Lidas

Grafite invade a decoração casa

Comum nos muros das cidades, arte confere uma atmosfera moderna no lar

Por Marina Cardoso

Grafite dentro de casa ganha destaque
Grafite dentro de casa ganha destaque -

Rio - Basta caminhar pelas grandes cidades para encontrar grafites pelos muros. Agora, a arte de rua invadiu as casas para virar tendência de decoração. Antes de decidir pelo estilo e escolher o profissional, é importante analisar o perfil da família.

Assim, é possível entender se obra deve expressar figuras abstratas, frases, desenhos de filmes ou até séries famosas. "Quando meu cliente compartilha o seu desejo, a primeira recomendação que indico é fazer uma pesquisa na internet e salvar referências. Com isso em mãos, analisamos juntos a viabilidade com a decoração de casa", explica a arquiteta Nicole Finkel.

Para não errar na mão e deixar o ambiente pesado e com muita informação, especialistas indicam que apenas uma parede receba o grafite. O ambiente precisa estar em harmonia com um todo, para que os moradores não se cansem do desenho. "É bacana que os móveis tenham linhas retas e cores clean como o branco, por exemplo", indica Nicole.

As cores escolhidas para a arte devem compor com o ambiente e, se o espaço for pequeno, o ideal é contar uma arte executada com detalhes delicados e poucas tonalidades. "Em áreas sociais, com uma varanda gourmet, por exemplo, a arte em questão pode ser mais colorida, bem humorada e descontraída", revela Nicole. Outra indicação é que a arte seja feita em algum espaço que em que os moradores consigam apreciar a arte com uma certa distância.

Clientes em todo o país

"O grafite está em expansão há algum tempo. Os artistas foram evoluindo e abrindo portas", diz o grafiteiro Airá Ocrespo, que já levou a arte de rua para a decoração do lar. Ele tem clientes em todo o país.

Há opção de investir na arte de rua em telas ou quadros

Em relação ao estilo de decoração que a arte pode combinar dentro do ambiente, as especialistas indicam um local com uma pegada moderna e urbana. Um exemplo indicado é decorar uma parede do escritório do lar, próximo à mesa onde fica o computador. Outra ideia é investir na arte de rua em uma sala de jantar, já que o local costuma ser mais 'limpo' por não ter muitos objetos de decoração.

Para os moradores que não podem decorar a parede com grafite, uma boa ideia é investir em uma arte de rua feita em telas ou quadros.

"É importante lembrar que não é uma decoração que fica para sempre. Em alguns casos, com apenas uma mão de tinta, o morador consegue retirar a arte de rua da parede", explica a arquiteta Karina Korn.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Grafite dentro de casa ganha destaque fotos Divulgação
Grafite decora parede da sala de jantar e escritório Divulgação