Mais Lidas

Confira dicas para área de serviço prática e organizada

Pequeno ou grande, o ambiente precisa ser funcional para os moradores

Por Marina Cardoso

Como criar uma área de serviço prática e organizada
Como criar uma área de serviço prática e organizada -

Rio - A área de serviço deve ser prático, funcional e organizado. O morador precisa estabelecer as necessidades para esse ambiente, como quantidade de varais. "Além dessa avaliação completa em mãos, é fundamental identificar a disponibilidade dos pontos de água, esgoto, elétrica e gás", alerta a arquiteta Fernanda Takadachi.

Além disso, é recomendável saber quais os eletrodomésticos ficarão no ambiente, já que cada um conta com dimensões diferentes e condições específicas para instalação correta e funcionamento seguro.

Para facilitar a vida de quem usa a lavanderia, é preciso dispor os espaços direcionados para a lavagem de roupas e colocação de armários. Por isso, é recomendável a lavadora ficar sempre ao lado do tanque. "Se tiver um espaço maior, é interessante pensar em um local para montar a tábua de passar roupa", explica a arquiteta Cristiane Schiavoni.

Também é válido ver a posição do varal, que deve estar próximo à circulação do ar. A dica é deixar as varetas de forma perpendicular à entrada de ventilação. Assim, as roupas secarão mais rápido.

Móveis suspensos para evitar contato direto com a água

Por se tratar de uma área úmida, as arquitetas ouvidas pelo DIA recomendam que os móveis não estejam apoiados diretamente no piso. Para isso, elas indicam a instalação de forma suspensa ou sob uma base de alvenaria, para evitar o contato direto com a água.

Como a área de serviço também é o ambiente escolhido para guardar os itens utilizados para a limpeza da casa, é necessário incluir um armário vertical para vassouras e rodo, além de outro armário para os produtos.

Caso o ambiente esteja integrado à cozinha, as roupas ficarão com os odores característicos do espaço. Sendo assim, Cristiane Schiavoni sugere o fechamento da lavadora, com o varal dentro de uma espécie de nicho. "No caso de um pequena máquina, dá para ocupar um lugar de apenas 70 centímetros. Para uma lava e seca, com 1,20 m, já é possível embutir essa lavanderia", orienta a arquiteta.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Como criar uma área de serviço prática e organizada Divulgação
Como criar uma área de serviço prática e organizada Divulgação
Para área de serviço integrada com a cozinha, as especialistas indicam a criação de uma separação entre os dois espaços Divulgação