Artigos natalinos ganham novas possibilidades de decoração

Morador pode fugir do óbvio e investir em paletas de cores criativas, como azul e branco

Por Marina Cardoso

Decoração de Natal pode ser montada com árvore, almofadas, quadros e guirlandas na parede
Decoração de Natal pode ser montada com árvore, almofadas, quadros e guirlandas na parede -

Todo ano, é a mesma coisa. Quando o Natal se aproxima, as famílias já começam a planejar os artigos natalinos para criar aquele ambiente festivo ao lar, com direito a árvore natalina e outros artigos. A substituição de cores é uma maneira simples de inovar na decoração.

Segundo a arquiteta Gabriella Aude, o morador pode fugir do óbvio e buscar personalidade na decoração natalina. "Verde e vermelho representam a tradição do Natal, mas podemos criar paletas de cores criativas e tão belas quanto os tons tradicionais", recomenda. Uma das combinações favoritas da arquiteta é azul e branco. "Os tons metálicos também nunca saem de moda", aconselha. Já o prata e dourado são opções atemporais para aproveitar em vários natais em família, para decorar com o estilo o ambiente.

O carro-chefe da decoração natalina não precisa ser montado no mesmo local de sempre. Caso o imóvel seja pequeno, a árvore de Natal pode aparecer em cima de uma mesa lateral ou em uma versão em miniatura na estante de casa. "Se o espaço for muito reduzido, uma dica é usar e abusar de pequenos enfeites e adornos e de pisca-piscas", orienta o designer de interiores Paulo Brites. A decoração não precisa se limitar ao chão de casa. O morador pode enfeitar até o teto, se quiser. Se há um lustre na residência, é possível ornamentar com guirlandas e laços coloridos.

Área externa ornamentada

Fachadas decoradas também são super bem-vindas nesse período de festividades. Para quem tem dúvidas do que fazer, os pisca-piscas são peças curingas para decorar a casa neste período. Podem ser usados pendurados na sacada, por exemplo, ou em janelas.

Nos jardins, a decoração pode brilhar de maneira diferente, com a possibilidade de envolver o material em troncos de árvore e nas plantas. "Quem tem uma sacada pequena com um gradil, pode pendurar luzes na varanda e brincar com uma iluminação criativa. No jardim, a família pode pendurar laços nas plantas", orienta a arquiteta Gabriella Aude.

O espaço externo também pode receber outro tipo decoração, como lanternas de chão cheias de bolas de Natal e guirlandas, que não precisam ficar restritas aos cômodos da casa.

Últimas de Imóveis e Casa