Dicas para reformar o lar para 2019

Especialistas dão dicas para repaginar a casa sem gastar muito e sem perder tempo

Por Marina Cardoso

Reforma rápida para a casa
Reforma rápida para a casa -

Rio - Pode não parecer. Mas o período que antecede o fim do ano é apontado por especialistas como o ideal para fazer reformas econômicas e sem perder muito tempo. O designer de interiores Marlon Branco e a arquiteta Natália Veronezi enumeram dicas para embelezar o ambiente de maneira instantânea e de baixo custo.

A primeira dica apontada pelos especialistas é investir em um piso vinílico. Optar pelo material é prático e rápido, com a possibilidade da instalação ser feita em até dois dias. O material é resistente a água, causa menos reações alérgicas e pode ser aplicado em pisos já existentes.

Além disso, há ainda a possibilidade de optar por adesivos colados sobre os azulejos. "É uma maneira rápida e econômica para trazer diferentes texturas sem deixar vestígios ao serem retirados", argumenta o designer de interiores Marlon Branco.

Se o imóvel é alugado e, por isso, não há a chance de alterar as cores originais do projeto, o papel de parede e adesivo são boas saídas para mudar a cara do espaço. "É possível trazer diversas estampas sem modificar o ambiente. Invista em tijolos e ladrilhos sem obra", indica Natália Veronezi.

Os quadros também dão uma boa repaginada. Caso não seja grande, a fita de banana pode ser uma opção para prendê-lo.

Móveis com cara nova 

O tapete é uma alternativa para melhorar o ambiente onde não é possível trocar o piso. Eles podem ser encontrados em diversos tamanhos. E, dependendo do modelo, pode trazer mais conforto ao espaço.

Outra opção é dar uma nova cara aos móveis que o morador já tem em casa. Vale pintar, fazer colagem de um material, papel de parede e adesivo. "Dê uma função diferente aos móveis ou modifique de maneira que seja utilizado em qualquer parte do ambiente", afirma a arquiteta Natália Veronezi.

Por último, o morador pode pensar na iluminação. Caso não possa ser trocada, invista em alternativas que não dependam diretamente de fiação elétrica. Algumas opções são abajures e luminárias de mesa ou de maior porte. "Deixar os fios é uma opção criativa, desde que colabore com a decoração", finaliza Branco.

Galeria de Fotos

Reforma rápida para a casa Divulgação
Morador pode investir em quadros para a parede. Eles dão uma aparência nova ao ambiente Divulgação

Últimas de Imóveis e Casa