Como montar uma sala e cozinha integrada

Ampliação entre cozinha e sala pode deixar o espaço mais arejado

Por Marina Cardoso

Dicas para integração entre cozinha e sala
Dicas para integração entre cozinha e sala -

Rio - Com revestimentos charmosos, soluções de marcenaria e uma decoração prática, a cozinha pode perder as paredes e se unir à sala, passando a ter um único espaço de convivência pronto para o uso dos moradores. A união da sala e cozinha é uma tendência cada vez mais presente nos projetores interiores. De acordo com os especialistas, a integração desses ambientes é perfeita quando se deseja ampliar tanto a sala como a cozinha, especialmente em imóveis compactos.

"A ampliação entre cozinha e sala pode deixar o espaço mais arejado e com a sensação de parecer maior", explica a arquiteta Vanessa Keiko.

Além disso, dependendo da solicitação do morador, a integração pode resultar em uma melhor interação com os amigos e a família. "Antes, cozinhar era um ato isolado e solitário. Mas com a integração entre os cômodos, a pessoa que fica na cozinha pode ter o contato com os convidados", explica o arquiteto Felipe Luciano.

Para quem ainda não se sente confortável em optar pela conexão total da ala social, os arquitetos propõem uma integração parcial. Entre a cozinha e sala, o imóvel pode ganhar uma porta de correr que desliza para separar e unificar os ambientes.

"A casa pode apresentar um painel e MDF laqueado que acomoda a TV e também esconde a cozinha, quando necessário", orienta Felipe.

Atenção para a rotina familiar

Para investir na integração dos cômodos em inúmeros projetos de decoração, os especialistas indicam sempre procurar um profissional para analisar bem o cotidiano da família antes de sugerir qualquer tipo de mudança. "Não podemos investir na integração quando as paredes são de alvenaria estrutural. Ou seja, elas sustentam o edifício. Ou, ainda, quando o prédio não autoriza qualquer alteração de planta. Nesses casos, só contamos com as aberturas existentes", explica a arquiteta Vanessa Keiko.

Há também o alerta para outro detalhe essencial: é preciso ter uma boa coifa ou depurador. "O equipamento precisa ter alta capacidade de sucção para absorver os cheiros e evitar que eles se espalhem pela casa toda na hora de preparar a comida", recomenda o arquiteto Felipe Luciano.

 

Galeria de Fotos

Dicas para integração entre cozinha e sala Divulgação
Dicas para integração entre cozinha e sala Divulgação
A medida é apontada como uma boa possibilidade para empreendimentos compactos Divulgação

Últimas de Imóveis e Casa