Decoração com plantas pode contribuir para amenizar o calor

Primeiro passo é escolher locais adequados para colocar as plantas

Por Marina Cardoso

Plantas dão charme e suavizam a temperatura
Plantas dão charme e suavizam a temperatura -

Rio - Com o termômetro marcando altas temperaturas no Rio, uma das formas de amenizar o calor dentro de casa, sem custos de energia, é investir nas plantas. Ao liberar água e oxigênio, elas tornam o clima mais fresco e úmido, o que contribui para tornar o ambiente mais agradável.

A designer de interiores Flávia Campos explica que o primeiro passo é escolher locais adequados para colocar as plantas. "É preciso saber há incidência de sol, fator fundamental para o desenvolvimento da planta", explica.

Segundo Flávia, uma espécie que está sempre em voga é a palmeira, nos tipos leque e yucca. A designer conta que, em seus projetos, tem preferência por plantas de formato longo, como a lança de São Jorge, que, na avaliação da profissional, podem ficar bem decoradas em jardineiras e não ocupam espaço.

"Além delas, a lista pode incluir a samambaia, que voltou com tudo na decoração do lar. Elas ficam lindas em vasos e também nas varandas. E ainda podem ser empregadas em jardins verticais", comenta.

Para a paisagista Rayra Lira, os moradores também podem investir em plantas como a jiboia, lírio da paz, maranta, costela de Adão, pleomele e árvore da felicidade. "Indico essas espécies por serem resistentes, esteticamente bonitas e apropriadas para ambientes internos", diz.

Há, ainda, a possibilidade de apostar na ornamentação verde sem a utilização de vasos no chão. De acordo com as especialistas, objetos de enfeita com plantas podem ser colocados em cima de móveis como mesinhas de centro. Nesses casos, as plantas mais indicadas são as orquídeas, antúrio, tulipa, gérbera, helicônia e estrelítzia.

Decoração de estantes e prateleiras

Segundo as especialistas, as plantas podem ser usadas em qualquer móvel da casa. O cuidado deve ser em relação ao posicionamento. Para a paisagista Rayra Lira, a madeira é o material que melhor harmoniza com o verde das plantas.

"Peças com detalhes ou acabamento em madeira, ou inteiramente feitas do material, valorizam mais as plantas na decoração", explica.

Os arranjos ainda podem ocupar estantes ou prateleiras altas. Nas mesas laterais e nas de jantar, o verde também é recomendável.

De acordo com arquiteta Natália Veronezi, outra dica para incrementar a decoração é apostar nos arranjos tropicais com mix de flores. "O único porém é que as flores necessitam de um cuidado maior do morador", explica Natália.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Plantas dão charme e suavizam a temperatura Divulgação
Plantas dão charme dentro do lar fotos Divulgação

Comentários