Tubulação aparente dá ar moderno e despojado à decoração

Especialistas explicam que há prós e contras em relação aos custos

Por Marina Cardoso

Tubulação aparente pode dar um ar moderno e despojado na decoração de casa
Tubulação aparente pode dar um ar moderno e despojado na decoração de casa -

Rio - Despretensioso e prático, o estilo de decoração que deixa a tubulação aparente vem caindo no gosto dos moradores. A técnica deixa de lado acabamentos perfeitos e, com as estruturas à mostra, confere ar moderno e despojado à ornamentação da casa. Em relação aos custos, há prós e contras, como explicam as profissionais ouvidas pelo DIA, que ainda dão dicas sobre os materiais apropriados.

Surgida em Nova York, nos Estados Unidos, nos anos 1950, época em que antigos galpões foram transformados em moradia, a tubulação aparente pode ser constituída por diferentes materiais. O mais comum na rede elétrica é o aço galvanizado, pois ele é resistente e econômico. No caso da instalação hidráulica, os mais indicados são os canos de cobre ou PVC.

Em relação aos custos, a falta de necessidade de rebaixamento de gesso ou de qualquer outro artifício que esconda os conduítes significam corte de custos. "Não é preciso rebaixar o forro, pois a tubulação aparente pode ser instalada diretamente na laje. Como o pé-direito original permanece inalterado, ganha-se amplitude nos espaços", diz a arquiteta Carina Korman.

Porém, segundo a designer de interiores Ana Veirano, a necessidade de profissionais especializados encarece a instalação. "O material e a mão de obra são mais caros cerca de 20% na comparação com a instalação da tubulação tradicional", explica.

Cuidados na instalação 

Antes de começar a instalação da tubulação aparente, as especialistas recomendam colocar no papel a quantidade e localização exatas de terminações, interruptores e tomadas, conforme as necessidades de utilização e configuração de cada cômodo.

Na hora da instalação, é preciso ter cuidado para não danificar estruturas, já que a decoração estará semipronta, com parede já pintada e com acabamento.

A designer de interiores Ana Veirano conta que, em seus projetos, opta por não deixar a tubulação hidráulica aparente. "Isso porque acontece perda de temperatura da água, uma vez que a tubulação fica exposta e sem qualquer proteção térmica", explica a designer.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Tubulação aparente pode dar um ar moderno e despojado na decoração de casa Divulgação
Tubulação aparente pode dar um ar moderno e despojado na decoração de casa Divulgação
Estilo de decoração surgiu em Nova York, nos anos 1950, quando galpões foram transformados em casas Divulgação

Comentários